Do Santuário de Aparecida ecoa a oração dos jovens pelo fim da pandemia

Santo Terço foi rezado na tarde da quinta-feira, 6, como parte da maratona de oração, que acontecerá em 30 santuários marianos neste mês, a pedido do Papa Francisco

Jovens conduzem a imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional (foto: Thiago Leon/portal A12)

Na tarde da quinta-feira, 6, aconteceu a oração do Santo Terço no altar central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, atendendo ao pedido do Papa Francisco, de rezar pedindo a intercessão da Mãe de Deus, pelo fim da pandemia de COVID-19.

Essa maratona de oração, que será realizada até o fim deste mês em 30 santuários marianos pelo mundo, foi iniciada no sábado, dia 1o, na Capela Gregoriana da Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de um ícone da Virgem Maria, com a participação do Papa Francisco. O Pontífice encerrará o calendário de preces rezando nos Jardins do Vaticano no dia 31 de maio.

Com os jovens

Em Aparecida, a oração teve também como intenção os jovens, para que, a exemplo de Maria, façam de suas vidas doação, partilha e confiança constante em Deus.

No primeiro mistério, a oração foi pelos jovens vocacionados; no segundo, pelos que atuam nas pastorais e movimentos da Igreja; no terceiro mistério, pelos que enfrentam dificuldades; no quarto mistério, por todos os casais de jovens que, ao longo deste período de pandemia, apresentaram seus filhos para serem batizados; no quinto mistério, por todos os jovens que perderam familiares, parentes e amigos, que morreram vítimas da pandemia de COVID-19.

Participaram da oração os adolescentes beneficiados pelas Obras Sociais do Santuário Nacional e jovens que trabalham em diversos setores da Basílica.

“Queridos jovens, vocês estão no coração da Igreja! E, o Papa Francisco sempre deu muita atenção para os jovens, aliás, todos os papas deram. Mas, o Papa Francisco dirigiu aquele Sínodo bonito sobre a juventude, Cristo Vive. Então, para vocês, muita oração, muita perseverança, muita coragem, muita positividade! E, vamos observar as normas para a gente se livrar do vírus!”, afirmou Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

O Santo Terço também lembrou dos jovens dos cinco continentes. A celebração foi encerrada com a Oração do Santo Papa pelo fim da pandemia, cuja íntegra reproduzimos a seguir:

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus

Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.

Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados de uma maneira que fere a alma.

Sustentai aqueles que estão angustiados por terem pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e com as consequências sobre a economia e o trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e que volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra os seus corações à confiança.

Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.

Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.

Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres da ciência, a fim de que possam encontrar as soluções justas para vencer este vírus.

Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e econômicas com clarividência e espírito de solidariedade.

Maria Santíssima, tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do gênero no futuro.

Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, à tanta pobreza e às inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

Ó Maria, consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça de que Deus intervenha com a Sua mão onipotente para nos libertar desta terrível pandemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade ao seu curso normal.

Fonte: Portal A12

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários