Dom Luiz Carlos Dias realiza reunião com o clero

A reunião foi encerrada com a Oração a São José, escrita pelo Papa Francisco para este ano especial

Giane Flavigna

Padres e diáconos que atuam na Região Episcopal Belém estiveram reunidos com Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese nesta Região, em 24 de fevereiro, no Centro Pastoral São José.

Entre os temas tratados, falou-se sobre a realização da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, destacando-se que esta deve ser assumida pelo clero como instrumento de evangelização, a fim de que nas comunidades se possa pensar sobre a força do Evangelho para a transformação das realidades de injustiça e de outras situações que são contrárias ao projeto de Deus.

Outro tema foi o Ano de São José. Houve a orientação de que paróquias, comunidades e capelas que têm São José como padroeiro enviem à Secretaria de Pastoral da Região Belém a programação que está sendo pensada para este ano, a fim de que ela possa ser divulgada nas re- des sociais da Região,

Alguns detalhes sobre a Semana Santa também foram tratados. Diante das dificuldades acarretadas pela atual pandemia e com a redução de fiéis que participam presencialmente das celebrações, foi elaborado por uma equipe um subsídio para que as famílias possam rezar a Semana Santa nos lares, por meio de pequenas Celebrações da Palavra de Deus. Esse subsídio será encaminhado para as paróquias, que ficarão responsáveis por multiplicá-lo e distribuí-lo para as famílias.

A Catequese em tempos de pandemia também foi abordada. Diante de dúvidas e questionamentos de como a Catequese de crianças, jovens e adultos pode ocorrer neste momento, os padres e diáconos partilharam algumas experiências vivenciadas nas paróquias e comunidades.

Além disso, foi apresentado o calendário das reuniões dos padres por setor, que ocorrerão em março, com a presença de Dom Luiz Carlos Dias e da coordenação de Pastoral da Região.

A reunião foi encerrada com a Oração a São José, escrita pelo Papa Francisco para este ano especial.

(Padre Marcelo Maróstica Quadro e Fernando Arthur – Colaboradores de comunicação na Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários