Dom Odilo dá posse à reitoria da PUC-SP para a gestão de 2020-2024

Maria Amalia Andery e Pedro Paulo Teixeira Manus assumem com o compromisso de trabalhar para a diminuição da desigualdade e pela promoção da cultura de paz

Bete Andrade (da Assessoria de Comunicação Institucional da PUC-SP)

COLABORAÇÃO ESPECIAL PARA O SÃO PAULO

Professora Maria Amalia Andery assina decreto de posse como reitora da PUC-SP diante do Cardeal Scherer (fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Na manhã da quinta-feira, 26, foi realizada a cerimônia de posse da nova Reitoria da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), gestão 2020-2024. Por conta das restrições impostas pela pandemia de COVID-19, o ato ocorreu na sede da Cúria Metropolitana, em Higienópolis, onde o Grão-Chanceler, Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, deu posse à reitora eleita, Professora Maria Amalia Andery, ao seu vice, o Professor Pedro Paulo Teixeira Manus, e aos pró-reitores.

Dom Odilo iniciou a cerimônia fazendo uma breve avaliação do mandato que se encerrava. “Esse é um momento especial, simples e sem maiores formalidades, mas temos certeza que num futuro próximo, quando for seguro, poderemos realizar uma cerimônia maior, no Tuca, reunindo toda Universidade. Primeiramente, quero dar uma palavra de reconhecimento em relação ao mandato que se encerra, acredito que foi um período produtivo, em que foram realizadas muitas coisas, inclusive no que se refere à questão da restruturação e revisão do estatuto e do regimento, além de muitos conteúdos administrativos e da organização interna. Em segundo lugar, foi um tempo dinâmico e pacífico, no qual nossa Universidade conseguiu trabalhar e manter seu compasso com harmonia e entendimento. E por último, apesar de atravessarmos um momento difícil do ponto de vista administrativo, contamos com a colaboração da nossa mantenedora junto com a Reitoria, para podermos continuar no caminho do saneamento econômico e financeiro da Instituição”, afirmou.

O Grã-Chanceler observou, ainda, que mesmo durante a pandemia a PUC-SP manteve sua produção de conhecimento, para formar pessoas e se projetar no campo do ensino superior como uma instituição que contribui para a cidade e para o País.

Ato de posse

Na sequência, Maria Amalia e Manus fizeram a profissão de fé diante do Grão-Chanceler e dos bispos auxiliares da Arquidiocese, que são membros do Conselho Superior da Fundação São Paulo, mantenedora da Universidade.

Foram empossados também na cerimônia os pró-reitores Alexandra Fogli Serpa Geraldini (Graduação), Márcio Alves da Fonseca (Pós-Graduação), Márcia Flaire Pedroza (Planejamento e Avaliação Acadêmicos), Altair Cadrobbi Pupo (Educação Continuada) e Antônio Carlos Malheiros (Cultura e Relações Comunitárias).

Também participaram da posse os Padres José Rodolpho Perazzolo e João Júlio Farias Junior, secretários executivos da Fundação São Paulo; e Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade; além da Profa. Mariangela Belfiore Wanderley, chefe de Gabinete da Reitoria; Fabio Mariano da Silva;  secretário-geral da Reitoria, entre outros.

Gratidão e compromissos

Em seu discurso de posse a reitora fez vários agradecimentos. “Antes de tudo cabe a mim, como reitora e docente da Universidade, agradecer ao Grão-Chanceler que pela segunda vez consecutiva demonstra confiança e apoio à Reitoria, e a mim pessoalmente ao realizar essa nomeação. Sou muito grata, por que sei que essa avaliação vem do trabalho e da relação de confiança e compromisso que a Reitoria buscou estabelecer com a Fundação São Paulo, com o senhor [Dom Odilo] e com o Conselho Superior, a quem também agradeço por esses quatro anos de trabalho pela Universidade, e aos secretários executivos da Fundasp, Padres João Júlio e Rodolpho Perazzolo, as procuradoras e a todos os funcionários da Fundação que trabalham pelo benefício da Universidade”.

Maria Amalia Andery agradeceu ainda aos membros que fizeram parte da primeira gestão e que agora deixam a equipe, os professores Fernando Almeida e Silas Guerriero. “Sem essa equipe [os novos e antigos] e outros que serão nomeados no seu devido tempo, essa gestão não teria trilhado esse caminho tão frutuoso e tranquilo. Devo muito a essa equipe. Ninguém faz nada sozinho, especialmente numa universidade”.

O vice-reitor Pedro Paulo Teixeira Manus disse que sua expectativa é dar continuidade ao trabalho da equipe do mandato anterior, e afirmou que a ideia é continuar a fazer com que a PUC-SP melhore em condições acadêmicas, de produção científica e em termos de condições de trabalho de funcionários e professores.

“Seguiremos também com a atenção aos estudantes, aos coletivos e suas reivindicações, sempre com o apoio da Fundação São Paulo, mantendo o relacionamento amistoso. Acredito que teremos sucesso e impulsionaremos ainda mais a PUC-SP nestes próximos quatro anos”, afirmou o vice-reitor.

A reitora também falou sobre os compromissos da PUC-SP para o futuro: “Hoje, eu e todo esse grupo de docentes e funcionários, assumimos o compromisso de fé com a Igreja e também com a Universidade, que é uma instituição que faz a diferença no local em que ela se insere, assim como também nacionalmente. É ela que produz uma boa parte dos cidadãos que contribuem firmemente para os destinos do país e cabe à Universidade produzir conhecimento que garante a soberania da nação. E tudo isso deve ser feito num clima produtivo, de cordialidade e civilidade”.

Maria Amalia Andery lembrou, ainda, que a PUC-SP enfrentou bem as dificuldades deste ano e deve se preparara para os desafios de 2021. “Não estamos prontos, no sentido que não temos todas as respostas, mas temos motivação e compromisso. E espero que essa equipe possa entregar daqui a quatro anos uma universidade melhor. Esse é o compromisso dessa nova Reitoria: uma PUC-SP voltada para o futuro, para a sociedade brasileira, para a diminuição da desigualdade e para uma cultura de paz”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários