Confira nossa versão impressa

Dom Odilo destaca que Santa Teresinha é exemplo para os discípulos e missionários de Jesus

Dom Odilo destaca que Santa Teresinha é exemplo para os discípulos e missionários de Jesus

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa desta quinta-feira, 1º, memória de Santa Teresinha do Menino Jesus. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nascida em Alençon, na França, em 1873, Teresinha entrou ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e exercitou-se de modo singular na humildade, na simplicidade evangélica e confiança em Deus, virtudes que também procurou imprimir especialmente nas noviças do seu mosteiro. Morreu a 30 de setembro de 1897, oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja.

Santa Teresinha foi canonizada em 15 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI, que, dois anos depois, declarou-a patrona universal das missões católicas. Em 1997, São João Paulo II a proclamou doutora da Igreja.

Dom Odilo ressaltou que Santa Teresinha dedicou sua vida, no Carmelo, à oração e à caridade, oferecendo-se a Deus pelos missionários e pelas missões. “Teresinha dá um exemplo de como todos podem apoiar o trabalho missionário da Igreja. Somos uma Igreja emissão, em saída”, disse, lembrando que, em outubro, comemora-se na Igreja o mês das missões que, além de Santa Teresinha, tem São Francisco Xavier como padroeiro.

O REINO ESTÁ PRÓXIMO

Na homilia, o Cardeal refletiu sobre o trecho do Evangelho (Lc 10,1-12), que narra o envio de missionário de 72 discípulos para anunciarem ao povo que o Reino de Deus está próximo.

“Preparar o povo e as comunidades para acolher Jesus que vem é o nosso papel de discípulos de missionários de Cristo”, enfatizou o Arcebispo.

Dom Odilo reforçou, ainda, o mandato missionário do Senhor também se estende à Arquidiocese de São Paulo, que é chamada a anunciar e testemunhar a presença de Deus na cidade. Ele também lembrou que é com esse objetivo que a Igreja em São Paulo realiza o sínodo arquidiocesano, que, como propõe o tema, é um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Missionários Claretianos comemoram 125 anos de presença no Brasil

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Paróquia Imaculado Coração de...

Prefeitura pede que no Dia de Finados cerimônias religiosas em cemitérios ocorram em espaços abertos

Em nota divulgada à imprensa na tarde da segunda-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo recomendou que...

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre eles estão os arcebispos de Washington (EUA) e de Santiago do Chile Três...

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Newsletter