Dom Odilo destaca que Santa Teresinha é exemplo para os discípulos e missionários de Jesus

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa desta quinta-feira, 1º, memória de Santa Teresinha do Menino Jesus. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nascida em Alençon, na França, em 1873, Teresinha entrou ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e exercitou-se de modo singular na humildade, na simplicidade evangélica e confiança em Deus, virtudes que também procurou imprimir especialmente nas noviças do seu mosteiro. Morreu a 30 de setembro de 1897, oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja.

Santa Teresinha foi canonizada em 15 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI, que, dois anos depois, declarou-a patrona universal das missões católicas. Em 1997, São João Paulo II a proclamou doutora da Igreja.

Dom Odilo ressaltou que Santa Teresinha dedicou sua vida, no Carmelo, à oração e à caridade, oferecendo-se a Deus pelos missionários e pelas missões. “Teresinha dá um exemplo de como todos podem apoiar o trabalho missionário da Igreja. Somos uma Igreja emissão, em saída”, disse, lembrando que, em outubro, comemora-se na Igreja o mês das missões que, além de Santa Teresinha, tem São Francisco Xavier como padroeiro.

O REINO ESTÁ PRÓXIMO

Na homilia, o Cardeal refletiu sobre o trecho do Evangelho (Lc 10,1-12), que narra o envio de missionário de 72 discípulos para anunciarem ao povo que o Reino de Deus está próximo.

“Preparar o povo e as comunidades para acolher Jesus que vem é o nosso papel de discípulos de missionários de Cristo”, enfatizou o Arcebispo.

Dom Odilo reforçou, ainda, o mandato missionário do Senhor também se estende à Arquidiocese de São Paulo, que é chamada a anunciar e testemunhar a presença de Deus na cidade. Ele também lembrou que é com esse objetivo que a Igreja em São Paulo realiza o sínodo arquidiocesano, que, como propõe o tema, é um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários