Confira nossa versão impressa

Dom Odilo: o cristão deve cumprir sua missão, guardar a fé e cultivar a esperança

Dom Odilo: o cristão deve cumprir sua missão, guardar a fé e cultivar a esperança

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã deste sábado, na capela de sua residência, na região central da capital paulista.

Na Eucaristia, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese, Dom Odilo rezou pelas intenções de todos os fiéis da Igreja em São Paulo, especialmente por aqueles que mais sofrem com a pandemia de COVID-19, doentes, profissionais da saúde, falecidos e os mais pobres.

‘COMBATI O BOM COMBATE’

Na primeira leitura (2Tm 4,1-8), São Paulo, já aproximando de seu martírio, escreve a Timóteo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia”.

“São Paulo fala com muita convicção”, destacou Dom Odilo, na homilia, indicando as três atitudes fundamentais que o cristão deve ter: cumprir a missão, guardar a fé e viver a esperança.

“Todos os dias, devemos realizar aquela obra que nos é reservada, nossa missão, nosso trabalho, nossa profissão. Enfim, aquilo que nos compete. Cumprir bem essa missa é responsabilidade diante de Deus e diante dos homens”, salientou o Cardeal, recordando que essa missão se realiza em diversos âmbitos. “Na família, é educar bem os filhos, cuidar da saúde uns dos outros, fazer sua parte no trabalho. Nas relações sociais, ser solidário, justo, generoso”, completou.

FIRMES NA FÉ

Sobre a segunda atitude, o Arcebispo falou da importância de manter viva a chama da fé e, portanto, não desanimar e nem se desviar desse caminho. “Na vida, há momentos de tentação, de desânimo. Mas, não devemos ceder ao ponto de perder o rumo, perder a fé, perder a base”, afirmou Dom Odilo, salientando que a fé precisa ser nutrida e testemunhada por meio da prática. “É graças a fé que somos salvos. É ela que nos une a Deus”, disse.

Manter vida a esperança no Deus que é fiel e cumpre o que promete é a terceira atitude destacada pelo Apóstolo. “Devemos esperar a recompensa de Deus com serenidade. É uma atitude que deve nos acompanhar todos os dias”, reforçou o Cardeal, afirmando que essa atitude não é exclusiva das pessoas que estão no fim da vida. “É para todos. Também os jovens constroem a vida na esperança de algo mais. Quem constrói só para esta vida, talvez, depois vai se frustrar…Nós esperamos para além desta vida”, completou.

NÃO DESVIAR DO CAMINHO

Por fim, Dom Odilo lembrou que Apóstolo continua sua carta que a promessa do “Senhor, justo juiz”, não é reservada somente para ele, “mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”.

“São Paulo afirma que chegará o tempo em que muitos vão se desviar do caminho, vão correr atrás de falsos mestres, curiosos por seguir novas promessas e novos messias. Não nos deixemos enganar”, exortou o Arcebispo, concluindo com o conselho do Apóstolo: “Tu, porém, mostra vigilância em tudo, suporta o sofrimento, desempenha o teu serviço de pregador do Evangelho, cumpre com perfeição o teu ministério. Sê sóbrio”.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Cardeal Scherer ordenará dois novos padres para a Arquidiocese neste sábado

Neste sábado, 5, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, às 15h, presidirá a ordenação de dois novos padres, no Santuário Arquidiocesano...

Novo documento do Vaticano ressalta o compromisso dos bispos pela unidade dos cristãos

“O Bispo e a unidade dos Cristãos: vademecum ecumênico” é o título do novo documento publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade...

Dom Jorge Pierozan conclui visitas pastorais na Região Santana

O Bispo celebrou na Paróquia Santa Joana D’Arc, no  Setor Pastoral Tremembé No domingo, 29 de novembro, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo...

Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza festa da padroeira na Brasilândia

As festividades foram encerradas com uma procissão luminosa e missa solene Com o tema “Maria, mãe da consolação e de todas as graças”, foi celebrada...

Governo cria Comitê Interministerial de Doenças Raras

Decreto está publicado hoje no Diário Oficial da União O governo federal criou o Comitê Interministerial de Doenças Raras, que funcionará no âmbito do Ministério...

Newsletter