Confira nossa versão impressa

Dom Odilo: ‘Que a Igreja permaneça firme na fé dos apóstolos’

Dom Odilo: ‘Que a Igreja permaneça firme na fé dos apóstolos’
(Foto: Bruno Melo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta quarta-feira, 18, memória litúrgica da dedicação das basílicas de São Pedro e de São Paulo. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

O aniversário dessas duas basílicas localizadas em Roma é celebrado desde do século XII e foi estendida posteriormente para todas as igrejas de rito romano.  

Dom Odilo destacou que esses dois templos, construídos pelos papas Silvestre e Siríaco no século IV, recordam o testemunho dos apóstolos São Pedro e São Paulo, colunas da fé cristã. “Que pela intercessão desses dois apóstolos, toda a Igreja continue firme no testemunho da fé”, disse.

O Cardeal afirmou, ainda, que aos recordar a dedicação dessas e das outras duas basílicas romanas –São João de Latrão e Santa Maria Maior –, manifesta-se a comunhão com o Papa, pastor universal da Igreja. “Unida ao sucessor de Pedro, a Igreja segue a missão dada por Jesus de anunciar o Evangelho, confirmar os irmãos na fé e conduzir o rebanho do Senhor”, completou.

Igreja de Cristo

Na homilia, o Arcebispo meditou sobre a primeira leitura, que retrata a viagem de São Paulo a Roma, como prisioneiro. O texto ressalta que, mesmo na condição de prisioneiro, o Apóstolo recebia todos aqueles que o procuravam e lhes anunciava o Reino de Deus. Dom Odilo sublinhou que São Paulo foi o grande missionário que “alargou os limites do Evangelho”.

Já o Evangelho narra a cena de Jesus que caminha sobre as águas e São Pedro lhe pede para ir ao seu encontro. Porém, por ter a fé ainda frágil, o Apóstolo começou a afundar e pediu ajuda ao Senhor, que o socorreu.

“Esse Evangelho mostra que Pedro não pode dispensar a ajuda de Jesus, ele não tem a última palavra, pois é servo e discípulo de Cristo, de quem recebe constantemente a força para cumprir a sua missão”, ressaltou o Cardeal, enfatizando que o Papa, sucessor deste Apóstolo, denomina-se como servo dos servos de Deus, porque o Senhor da Igreja é Jesus Cristo.

Por fim, o Arcebispo pediu a Deus que a Igreja permaneça firme na fé dos apóstolos, não afunde nos momentos de tempestade.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Cardeal Scherer envia saudação ao prefeito reeleito de São Paulo

Em mensagem enviada a Bruno Covas, Arcebispo de São Paulo reitera a necessidade de um governo que não se esqueça dos mais pobres e...

Bruno Covas é reeleito prefeito de São Paulo

Ele foi o mais votado em 50 das 58 zonas eleitorais da cidade, tendo mais de 3,1 milhões de votos O candidato do PSDB à...

Padre Vitor Bertoli: uma vida dedicada à caridade e à promoção humana

No cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Henrique Schaumann e a Avenida Brasil, encontra-se a Igreja Senhor Bom Jesus dos Passos, na Praça...

Católicos coreanos abrem jubileu dos 200 anos do nascimento de São Kim Degun

Na manhã deste domingo, 29, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu uma missa na matriz da Paróquia Pessoal Coreana São...

Como denunciar as fake news e outras irregularidades nas Eleições 2020?

Em sites específicos e até pelas redes sociais é possível ajudar a combater a desinformação neste dia de eleições Neste dia de eleição, eleitores que...

Newsletter