Dom Odilo: ‘Que a Igreja permaneça firme na fé dos apóstolos’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta quarta-feira, 18, memória litúrgica da dedicação das basílicas de São Pedro e de São Paulo. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

O aniversário dessas duas basílicas localizadas em Roma é celebrado desde do século XII e foi estendida posteriormente para todas as igrejas de rito romano.  

Dom Odilo destacou que esses dois templos, construídos pelos papas Silvestre e Siríaco no século IV, recordam o testemunho dos apóstolos São Pedro e São Paulo, colunas da fé cristã. “Que pela intercessão desses dois apóstolos, toda a Igreja continue firme no testemunho da fé”, disse.

O Cardeal afirmou, ainda, que aos recordar a dedicação dessas e das outras duas basílicas romanas –São João de Latrão e Santa Maria Maior –, manifesta-se a comunhão com o Papa, pastor universal da Igreja. “Unida ao sucessor de Pedro, a Igreja segue a missão dada por Jesus de anunciar o Evangelho, confirmar os irmãos na fé e conduzir o rebanho do Senhor”, completou.

Igreja de Cristo

Na homilia, o Arcebispo meditou sobre a primeira leitura, que retrata a viagem de São Paulo a Roma, como prisioneiro. O texto ressalta que, mesmo na condição de prisioneiro, o Apóstolo recebia todos aqueles que o procuravam e lhes anunciava o Reino de Deus. Dom Odilo sublinhou que São Paulo foi o grande missionário que “alargou os limites do Evangelho”.

Já o Evangelho narra a cena de Jesus que caminha sobre as águas e São Pedro lhe pede para ir ao seu encontro. Porém, por ter a fé ainda frágil, o Apóstolo começou a afundar e pediu ajuda ao Senhor, que o socorreu.

“Esse Evangelho mostra que Pedro não pode dispensar a ajuda de Jesus, ele não tem a última palavra, pois é servo e discípulo de Cristo, de quem recebe constantemente a força para cumprir a sua missão”, ressaltou o Cardeal, enfatizando que o Papa, sucessor deste Apóstolo, denomina-se como servo dos servos de Deus, porque o Senhor da Igreja é Jesus Cristo.

Por fim, o Arcebispo pediu a Deus que a Igreja permaneça firme na fé dos apóstolos, não afunde nos momentos de tempestade.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários