Dom Odilo: ‘Sem a oração não se persevera na fé’

(Foto: Bruno Melo)

Na missa da manhã deste sábado, 14, na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, refletiu sobre a confiança em Deus e o compromisso dos cristãos com a verdade. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na primeira leitura (3Jo 5-8), São João recomenda aos cristãos para que recebam bem aqueles que lhes forem enviados em seu nome, para que possam exercer a sua missão de cooperadores da verdade.

“Em tempo de fake news, de notícias falas, de fofocas que se espalham por toda parte, devemos ser cooperadores da verdade e não da mentira… Ou cooperamos com a verdade, ou corremos o risco de entrar no mundo da corrupção”, ressaltou Dom Odilo.

Rezar sempre

Já no Evangelho do dia (Lc 18,1-8), Jesus conta a parábola do juiz injusto, que não queria atender a pobre viúva que lhe pedia ajuda, no entanto, depois de ela tanto insistir, ele decide atender sua queixa.

Em seguida, o Senhor indaga: “E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?”.

O Cardeal explicou que essa parábola é um exemplo de rezar sempre e com perseverança. “Talvez, nós fazemos uma oração e logo desistimos… Queremos, eventualmente, fazer uma troca. Com Deus, não podemos fazer negócios, pois sairemos sempre perdendo. É a gratuidade, a confiança e a fé sincera que fazem com que nos voltemos a Deus com todo coração”, afirmou.  

O trecho do Evangelho é concluído com a pergunta de Jesus: “Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

“É uma pergunta que nos faz pensar. A perda da fé nos leva a perder a oração, as práticas religiosas”, destacou o Arcebispo, completando ser necessário rezar sempre para pedir o dom da fé, pois “sem a oração não se persevera na fé”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários