Em Perus, paróquia organiza atividades para o Ano de São José

No dia 19 deste mês, houve o início das atividades com uma missa na qual os fiéis apresentaram símbolos que representam as comunidades que compõem a Paróquia

Paróquia São José – Perus

Por ocasião dos 150 anos do aniversário de declaração de São José como padroeiro universal da Igreja, o Papa Francisco, por meio da carta apostólica Patris corde, publicada em dezembro de 2020, instituiu um ano especial dedicado ao Santo, que será concluído em 8 de dezembro de 2021.

Em sintonia com a carta apostólica, a Paróquia São José, em Perus, irá vivenciar este tempo de graça, espiritualidade e devoção a seu padroeiro. Por isso, organizou a peregrinação de São José para acudir as pessoas abatidas; infundir esperança nas desanimadas; consolar as feridas por tantos sofrimentos e perdas; e, também, para fortalecer a devoção, a espiritualidade ao padroeiro e a fé. No contexto da atual pandemia de COVID-19, trata-se, ainda, de um chamado para que os fiéis redescubram a grandeza da devoção ao Santo e com ele aprendam a trilhar os caminhos do Evangelho e fortalecer a esperança e o compromisso eclesial.

No dia 19 deste mês, houve o início das atividades do Ano de São José, com uma missa na qual os fiéis apresentaram símbolos que representam as comunidades que compõem a Paróquia.

A equipe de liturgia já elaborou um subsídio, com base na carta apostólica Patris corde, com indicativos de subtemas que poderão ser refletidos nas comunidades e grupos durante os encontros de oração, entre os quais “Pai amado”, “Pai na ternura”, “Pai na obediência”, “Pai no acolhimento”, “Pai com coragem criativa”, “Pai trabalhador”, “Pai com ações discretas”, “São José, o homem do silêncio e da oração”, “São José e sua missão na Sagrada Família”, além de reflexões, orações e o hino a São José.

Um paroquiano construiu uma capelinha para a imagem de São José, que peregrinará pelas comunidades, permanecendo um mês em cada uma delas, conforme um calendário previamente elaborado.

No dia 19 de cada mês, sempre às 20h, haverá uma missa votiva a São José em nível paroquial. Nessas celebrações, a comunidade que estiver com a imagem do padroeiro irá partilhar a experiência de oração devocional vivenciada e passará a imagem para a comunidade seguinte.

(Por Padre Cilto José Rosembach – Colaboração especial para a Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários