Confira nossa versão impressa

‘Estar unido a Pedro e ao seu sucessor é estar unido à fé da Igreja’

Destacou o Cardeal Odilo Scherer no programa “Diálogos de Fé”

‘Estar unido a Pedro e ao seu sucessor é estar unido à fé da Igreja’
Reprodução da Internet

“São Paulo foi um grande evangelizador e missionário entre os povos pagãos, e São Pedro aquele que recebeu de Jesus a missão de confirmar a fé dos irmãos, e manter  a comunhão da Igreja. Por isso, o sucessor de São Pedro tem essa missão de manter a Igreja unida em torno de Jesus Cristo e do Evangelho”, disse o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, no domingo, 28 de junho, no início do programa “Diálogos de Fé”, transmitido pelas mídias sociais da Arquidiocese e pela rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz).

REZEMOS PELO PAPA

Dom Odilo recordou que na Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada naquele dia, também se celebra o Dia do Papa, e toda Igreja é convidada de maneira especial a rezar pelo Papa Francisco.

O Cardeal reiterou que essa tradição de rezar pelo Pontífice surgiu já nos primórdios da Igreja e citou a leitura dos Atos dos Apóstolos (At 12,1-11), quando toda a comunidade de fiéis rezou continuamente pela libertação de Pedro, preso injustamente por Herodes que queria matá-lo, mas Deus enviou um anjo para libertá-lo.

“Pedro e Paulo nos lembram da vida e da missão da Igreja e da importância de permanecermos unidos à Igreja e ao Papa. Não é questão de simpatia ou antipatia humana, não é questão de gosto humano, mas é questão de fé. Estar unido a Pedro e ao seu sucessor é estar unido a fé da Igreja. Quem não está unido ao Papa, não está unido a Igreja Católica.”

O Cardeal dirigiu suas orações aos doentes, aos falecidos pelo novo coronavírus e a todos seus familiares. E recordou que diariamente, às 7h, celebra a missa nas redes sociais da Arquidiocese de São Paulo por essas intenções e também pedindo força para todos que estão na linha de frente para combater a COVID-19.

UM ENCONTRO COM FRANCISCO

Após a reflexão inicial, o Arcebispo de São Paulo respondeu a perguntas enviadas pelos internautas. Uma delas foi a de Rogério Melo: “Hoje é o dia do Sucessor de Pedro, nos fale sobre o seu relacionamento com o Papa Francisco?”

De forma muito descontraída, Dom Odilo contou que se encontrou algumas vezes com o então Cardeal Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, entre as quais na 5a  Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe, realizada em 2007, em Aparecida (SP). E relatou, ainda, um episódio de quando estava ao caminho do conclave em que Bergoglio foi eleito papa, em 2013.

“Quando desembarquei em Roma, fui retirar a minha mala e quando olhei na mesma esteira estava o Arcebispo de Buenos Aires. Saudamo-nos, conversamos. Minha mala chegou primeiro e ele continuou esperando. Ofereci carona para o Cardeal Bergoglio, mas ele já tinha alguém que o levasse até o Vaticano e nos despedimos. Depois, fomos nos encontrar novamente nos dias preparatórios ao conclave.”

Dom Odilo também relatou que seus encontros com o Pontífice são sempre marcados pela simplicidade e simpatia de Francisco.

A íntegra da live pode ser acessada neste link.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Cardeal Scherer: a fé é uma resposta a Deus, que vem ao encontro da humanidade

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, participou da XVI Semana Teológica da Faculdade de...

Uma congregação nascida na Itália e desenvolvida com os imigrantes no Brasil

Irmãs scalabrinianas completam 125 anos de atuação ao lado dos mais vulneráveis e daqueles que deixaram suas terras de origem

Sacramento da Crisma é celebrado em paróquias da Região Episcopal Sé

No domingo, 25, na Paróquia Santa Rosa de Lima, Setor Pastoral Perdizes, Dom Eduardo Vieira dos Santos,...

Presencialmente e on-line, devotos festejam Santo Antônio de Sant´Anna Galvão

Entre os dias 23 e 25, foi realizado na Igreja Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no Mosteiro...

Missas e momentos de oração marcam a Semana Nacional da Vida

A Pastoral Familiar Regional celebrou a Semana Nacional da Vida, entre os dias 1º e 8, com...

Newsletter