Confira nossa versão impressa

Exibição de Natal do Vaticano: sinal de esperança durante a pandemia

Exibição de Natal do Vaticano: sinal de esperança durante a pandemia
(Reprodução do Youtube)

O Vaticano anunciou na terça-feira, 3, os detalhes da edição 2020 da exibição anual de Natal na Praça São Pedro, destinada a ser um sinal de esperança e fé em meio ao surto de coronavírus.

“Este ano, ainda mais do que o habitual, a instalação do tradicional espaço dedicado ao Natal na Praça São Pedro pretende ser um sinal de esperança e fé para todo o mundo”, disse um comunicado do governo da Cidade do Vaticano.

A exibição de Natal “quer expressar a certeza de que Jesus vem a seu povo para salvá-lo e consolá-lo”, disse, afirmando que a iniciativa é “uma mensagem importante neste momento difícil devido à emergência de saúde em virtude da COVID-19”.

A inauguração do presépio e a iluminação da árvore de Natal acontecerão no dia 11 de dezembro. Ambos ficarão expostos até o dia 10 de janeiro de 2021, festa do Batismo do Senhor.

DIFERENTES ORIGENS

A árvore deste ano foi doada pela cidade de Kočevje, no sudeste da Eslovênia. O Picea abies, ou abeto da Noruega, tem mais de 28 metros de altura.

O cenário de Natal de 2020 será o “Presépio monumental dos Castelli”, que consiste em estátuas de cerâmica maiores do que o tamanho natural, feitas por professores e ex-alunos de um instituto de arte na região italiana de Abruzzo.

O presépio, feito nas décadas de 1960 e 1970, “não somente representa um símbolo cultural para toda a região de Abruzzo, mas também é considerado um objeto de arte contemporânea que tem suas raízes no processamento tradicional de cerâmica castellana”, afirmou a nota de imprensa do Vaticano.

Apenas algumas obras do frágil conjunto de 54 peças serão exibidas na Praça São Pedro. A cena incluirá Maria, José, o Menino Jesus, os três Reis Magos e um anjo, cuja “localização acima da Sagrada Família simboliza sua proteção sobre o Salvador, Maria e José”, informou o governo da Cidade do Vaticano.

Nos últimos anos, o presépio do Vaticano foi feito de diferentes materiais, desde figuras napolitanas tradicionais até areia.

TRADIÇÃO

São João Paulo II iniciou a tradição de exibir uma árvore de Natal na Praça de São Pedro em 1982.

O Papa Francisco escreveu, no ano passado, uma carta sobre o significado e a importância dos presépios, pedindo que este “sinal maravilhoso” seja exibido de forma mais ampla em casas de famílias e locais públicos em todo o mundo.

“A imagem encantadora da cena natalícia, tão cara ao povo cristão, não cessa de suscitar espanto e admiração. A representação do nascimento de Jesus é, em si, uma proclamação simples e alegre do mistério da Encarnação do Filho de Deus”, escreveu o Papa Francisco na carta apostólica Admirabile signum, que significa “Um sinal maravilhoso” em latim.

Fonte: CNA – Catholic News Agency

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Maradona jogou pela paz a pedido de Francisco

Campeão do mundo com a seleção da Argentina, em 1986, um dos maiores jogadores de todos os tempos morreu nesta quarta-feira, 25. Ele encontrou-se com o Papa, no Vaticano, em 2014

Câmara lança campanha de 21 dias pelo fim da violência contra a mulher

Além da violência física contra a mulher, deputadas destacam importância de se combater violência política e psicológica A Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria...

Dom Odilo à TV Canção Nova: ‘Que Deus continue iluminando e fortaleça este trabalho’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa na comemoração dos 20 anos da emissora na capital paulista Na noite da segunda-feira, 23, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo...

Em live, Cardeal Scherer refletirá sobre a encíclica Fratelli tutti

Nesta quarta-feira, 25, às 20h30, a Arquidiocese de São Paulo realizará mais uma edição do Diálogos com a Cidade, totalmente on-line, em virtude da...

Jovens se conectam a Assis para pensar em uma economia a serviço da vida

Mais de 2 mil jovens, de 115 países, participaram, entre os dias 19 e 21, do encontro internacional “Economia de Francisco”, atendendo ao convite...

Newsletter