Confira nossa versão impressa

‘Jesus é o templo de Deus vivo no meio da humanidade’

‘Jesus é o templo de Deus vivo no meio da humanidade’
(Foto: Bruno Melo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa desta segunda-feira, 9, Festa da Dedicação da Basílica do Latrão. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Catedral da Diocese e de Roma, a Basílica de São João do Latrão foi construída no ano 313 pelo imperador Constantino e é considerada a mãe de todas as igrejas. Segundo uma tradição, essa festa já era celebrada no século XII. Mais tarde, estendeu-se à toda a Igreja Católica de Rito Romano, como sinal de unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu Santo Inácio de Antioquia, “preside a assembleia universal da caridade”.

“Celebrando a dedicação da Basílica do Latrão, recordamos nossa unidade com o Papa, pastor universal da Igreja e mestre na moral, aquele que deve confirmar os irmãos na fé”, afirmou dom Odilo, no início da celebração, ressaltando que na catedral está a cátedra, lugar de onde o mestre ensina a todo o povo. Nesse sentido, o Arcebispo reforçou o pedido de orações pelo Pontífice e seu ministério.

Casa da família de Deus

Na homilia, o Cardeal sublinhou que as leituras dessa festa chamam a atenção para o significado do templo, lugar da habitação de Deus no meio do seu povo e, ao mesmo tempo, é a casa da Igreja, a família de Deus”.

Na primeira leitura (Ez 47,1-2.8-9.12) o profeta Ezequiel descreve a imagem das águas que saem do templo e correm levando vida por onde passam. “Essa imagem simboliza a presença de Deus que enche de vida o seu povo. Por isso, acorremos ao templo para saciar nossa sede de Deus”, afirmou Dom Odilo.

O Arcebispo destacou, ainda, que não se pode conceber uma cidade sem um templo, sem um sinal da presença divina, que confirme que Deus é um bem para todos os seus habitantes.

Imagem de Cristo

O Evangelho (Jo 2,13-22) narra a expulsão dos vendilhões do templo por Jesus, que diz: “Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!”.

O Cardeal enfatizou que esse texto chama a atenção para o desvirtuamento do templo e da religião, quando se tornam instituições que visam apenas o lucro e a satisfação de interesses particulares.

O texto narra, ainda, que Jesus afirma que destruíra o templo e o redarguirá em três dias. Os judeus, no entanto, não compreenderam que ele estava falando do templo de seu corpo. “Jesus é o templo de Deus vivo no meio da humanidade. Os templos são, portanto, imagens de Cristo no meio de nós”, disse Dom Odilo,

Por fim, o Arcebispo acrescentou que, cada cristão, como membro do corpo de Cristo devem ser como pedras vivas do templo do Senhor. “Que a nossa vida seja digna dessa grande graça que Deus nos dá”, concluiu.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Maradona jogou pela paz a pedido de Francisco

Campeão do mundo com a seleção da Argentina, em 1986, um dos maiores jogadores de todos os tempos morreu nesta quarta-feira, 25. Ele encontrou-se com o Papa, no Vaticano, em 2014

Câmara lança campanha de 21 dias pelo fim da violência contra a mulher

Além da violência física contra a mulher, deputadas destacam importância de se combater violência política e psicológica A Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria...

Dom Odilo à TV Canção Nova: ‘Que Deus continue iluminando e fortaleça este trabalho’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa na comemoração dos 20 anos da emissora na capital paulista Na noite da segunda-feira, 23, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo...

Em live, Cardeal Scherer refletirá sobre a encíclica Fratelli tutti

Nesta quarta-feira, 25, às 20h30, a Arquidiocese de São Paulo realizará mais uma edição do Diálogos com a Cidade, totalmente on-line, em virtude da...

Jovens se conectam a Assis para pensar em uma economia a serviço da vida

Mais de 2 mil jovens, de 115 países, participaram, entre os dias 19 e 21, do encontro internacional “Economia de Francisco”, atendendo ao convite...

Newsletter