Confira nossa versão impressa

‘Maria ocupa um lugar especial na vida da Igreja, pois é a nossa mãe’

‘Maria ocupa um lugar especial na vida da Igreja, pois é a nossa mãe’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu na manhã desta segunda-feira, 1º, a missa da memória litúrgica da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, instituída pelo Papa Francisco em 2018.

A Eucaristia foi celebrada na capela da sua residência, na região central da capital paulista, e transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo recordou que ao instituir a data, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos destacou que: “Considerando a importância do mistério da maternidade espiritual de Maria, que na espera do Espírito no Pentecostes, nunca mais parou de ocupar-se e de curar maternalmente da Igreja peregrina no tempo, o Papa Francisco estabeleceu que na segunda-feira depois do Pentecostes, a Memória de Maria Mãe da Igreja seja obrigatória para toda a Igreja de Rito Romano”.

MÃE DOS MEMBROS DE CRISTO

O Cardeal Scherer lembrou, ainda, que essa invocação mariana não é recente e sempre foi cultivada ao longo da história da Igreja. “Maria é a mãe de Jesus, o salvador, aquele que é a cabeça da Igreja. Portanto, ela é, por consequência, a mãe do corpo de Cristo, dos discípulo de Jesus”, afirmou.

Outro fato que ressalta esse significado é a cena narrada no Evangelho do dia (Jo 19,25-34), quando Jesus crucificado disse a Maria, olhando para São João: “Este é teu filho” e ao discípulo amado disse: “Esta é tua mãe”. “O evangelista acrescentou que, daquela hora em diante, o discípulo a levou consigo, tomou cuidado dela. Ele reconheceu Maria como mãe”, ressaltou o Cardeal.

“Podemos dizer, portanto, que é por uma vontade estabelecida por Jesus que Maria é mãe dos seus discípulos, dos seus irmãos”, completou o Arcebispo.

NO CENÁCULO

Nossa Senhora também está presente no início da Igreja, reunida no Cenáculo com o os apóstolos à espera da vinda do Espírito Santo. “Maria também viveu essa experiência renovada de Pentecostes, embora já havia vivido uma experiência única no momento da encarnação do Verbo por obra e graça do Espírito Santo”, recordou o Cardeal.

Dom Odilo lembrou que, já no início do Cristianismo, foram muitos os debates e reflexões sobre o mistério da pessoa de Jesus e, consequentemente, sobre o papel de Maria na história da salvação. No Concílio de Éfeso, no ano 431, por exemplo, foi definido o dogma de que Maria é mãe de Deus. “Isso revela quanto apreço já havia por Nossa Senhora e ao longo dos séculos isso só cresceu na vida da Igreja”, afirmou.

AFETO FILIAL

“Maria não é só parte da Igreja, como os discípulos, ela ocupa um lugar especial entre os discípulos, é a mãe deles. Por isso, todos nós recorremos a ela cheios de confiança e de afeto filial”, enfatizou o Cardeal. 

O Arcebispo esclareceu, ainda que devoção à Nossa Senhora não se opões á adoração a Jesus Cristo. “Maria leva a Jesus, não se opõe a ele e nem ocupa seu lugar. Ela nos trouxe Jesus, a quem ela nos mostra continuamente e para quem nos conduz”, sublinhou.

“Peçamos a Deus que renove em nós o afeto filial e o respeito por Nossa Senhora, mãe da Igreja, em nossas vidas”, concluiu Dom Odilo, pedindo, ainda, que Maria interceda por todos os discípulos de Jesus. 

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Maradona jogou pela paz a pedido de Francisco

Campeão do mundo com a seleção da Argentina, em 1986, um dos maiores jogadores de todos os tempos morreu nesta quarta-feira, 25. Ele encontrou-se com o Papa, no Vaticano, em 2014

Câmara lança campanha de 21 dias pelo fim da violência contra a mulher

Além da violência física contra a mulher, deputadas destacam importância de se combater violência política e psicológica A Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria...

Dom Odilo à TV Canção Nova: ‘Que Deus continue iluminando e fortaleça este trabalho’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa na comemoração dos 20 anos da emissora na capital paulista Na noite da segunda-feira, 23, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo...

Em live, Cardeal Scherer refletirá sobre a encíclica Fratelli tutti

Nesta quarta-feira, 25, às 20h30, a Arquidiocese de São Paulo realizará mais uma edição do Diálogos com a Cidade, totalmente on-line, em virtude da...

Jovens se conectam a Assis para pensar em uma economia a serviço da vida

Mais de 2 mil jovens, de 115 países, participaram, entre os dias 19 e 21, do encontro internacional “Economia de Francisco”, atendendo ao convite...

Newsletter