Confira nossa versão impressa

‘Mesmo diante das dificuldades e aflições, não estamos abandonados’

Disse Dom Odilo durante o programa ‘Diálogos de Fé’, no último domingo

‘Mesmo diante das dificuldades e aflições, não estamos abandonados’
Reprodução da Internet

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, iniciou o programa “Diálogos de Fé”, transmitido pelas mídias sociais da Arquidiocese e pela rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz), no domingo, 5, recorrendo à oração para que todos possam superar o quanto antes esta pandemia e pedindo que, apesar das dificuldades, as pessoas não percam a esperança.

“Uma saudação muito especial aos doentes e às famílias que possuem um enfermo em casa ou no hospital. Contem sempre com a nossa oração e nosso carinho, pois estamos acompanhando vocês. Quero também manifestar minha alegria pelas muitas pessoas que já superaram a pandemia, estiveram doentes e alguns que passaram até semanas na UTI ou no hospital e estão curadas: isso é um sinal de esperança.”

CARREGAR OS FARDOS DOS OUTROS

O Cardeal Scherer, ao mencionar o Evangelho dominical (Mt 11,25-30), recordou que a multidão sedenta de ouvir a Palavra e ver os sinais da presença de Deus manifestou suas angústias e cansaços a Jesus.

“Jesus disse: ‘Vinde a mim vós todos que estais cansados, aflitos e sobrecarregados, pois vos darei repouso’. Também a nós Jesus diz isso. Na nossa fé sabemos que Deus não nos abandona. Jesus olha para nós com muito amor e misericórdia e, mesmo diante das dificuldades e aflições, não estamos abandonados.”

Dom Odilo convidou os fiéis a ajudar a carregar os fardos uns dos outros, pois isso é muito importante para a vida cristã. E reiterou que esta pandemia está revelando muitos gestos bonitos de caridade.

“Procurem dar uma palavra de encorajamento e ânimo a quem está doente e a seus familiares que precisam. Neste período estão ocorrendo tantos gestos bonitos de caridade, para ajudar os pobres e as famílias necessitadas. Vamos apoiar e promover essas iniciativas para que ninguém passe fome e necessidade, sobretudo neste tempo.”

PRESENÇA DO POVO NAS IGREJAS

O Arcebispo de São Paulo recordou a abertura gradual das Igrejas em São Paulo. Segundo ele, isso não está sendo feito de qualquer forma, pois o cuidado com a saúde é prioridade. As pessoas com idade avançada ou que fazem parte do grupo de risco devem permanecer em casa, e as que saem para ir à Igreja precisam utilizar máscara, álcool em gel e evitar aglomerações.

“Não vamos reunir multidões nas igrejas, para não favorecer aglomerações e a transmissão do coronavírus. Estamos muito atentos a isso e, portanto, existe um protocolo sanitário que foi elaborado e aprovado pela Prefeitura, no qual se diz tudo aquilo que é preciso fazer para que as igrejas possam retomar as celebrações com a participação do povo e também o que o povo precisa fazer para participar das celebrações e de outras atividades pastorais”, enfatizou.

BASÍLICA MENOR NA ARQUIDIOCESE

O Cardeal também comentou o anúncio feito por ele, na missa dominical na Catedral da Sé, sobre a elevação da igreja matriz da Paróquia Sant’Ana, na zona Norte de São Paulo, à dignidade de basílica menor. Construída entre 1896 e 1936, a igreja é um dos símbolos do bairro de Santana, que nasceu em torno da Paróquia e que, este ano, comemora 125 anos de criação.

 “Foi pedido à Santa Sé, por meio da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que fosse concedido o título de “basílica menor” à Igreja de Sant’Ana, e fomos atendidos. Nós divulgamos essa boa notícia para a nossa Arquidiocese de São Paulo. A concessão do título será entregue no dia 26 de julho, Dia de Sant’Ana, durante a missa das 15h, e vocês poderão acompanhar pelas mídias sociais”, concluiu.

A íntegra da live pode ser acessada neste link.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

Cardeal Scherer preside missa arquidiocesana com coroinhas

Este ano, o o evento organizado pela Pastoral Vocacional contou apenas com representantes dos coroinhas e foi transmitido pelas mídias digitais

CNBB: ‘Dom Pedro marcou sua vida pela solidariedade em relação aos mais pobres e sofridos’

Bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) faleceu neste sábado, dia 8

Morre Dom Pedro Casaldáliga

A Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de...

Plantas ganham cada vez mais espaço nas casas e apartamentos!

Uma quitinete de um grande centro urbano pode abrigar uma horta? Confira as histórias de quem cultiva plantas em casa e dicas...

‘O Direito Canônico existe para atender ao mistério da Igreja’

Afirmou o Padre Denilson Geraldo, em aula inaugural do semestre acadêmico da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo

Newsletter