Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará início do mês missionário

Na próxima segunda-feira, 28, uma live promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias no Brasil também acontece no contexto da abertura das atividades

No dia 1° de outubro, às 9h, no Santuário Nacional de Aparecida, acontecerá a missa de abertura do mês missionário no Brasil, que neste ano tem como tema: “A vida é missão” e lema: “Eis-me aqui, envia-me.

A celebração eucarística será presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), e Presidente da Comissão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e transmitida pela TV Aparecida e pelas redes sociais das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

DEDICADO ÀS MISSÕES

O mês de outubro é o período em que a Igreja tem seu olhar especialmente voltado para o seu aspecto missionário. Neste contexto, é celebrado o Dia Mundial das Missões, que tem como inspiração ser um gesto de fraternidade entre as pessoas por meio da oração e da colaboração ao Fundo Universal de Caridade, responsável por manter projetos nas áreas da saúde, educação, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, atendimentos à família e formação missionária em todo o mundo.

Em 2020, o Dia Mundial das Missões será comemorado nos dias 17 e 18 de outubro. Toda oferta angariada neste dia será destinada à Evangelização nas Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na formação do clero local (Obra São Pedro Apóstolo), na educação de uma consciência missionária das crianças e adolescentes (Obra da Infância e Adolescência Missionária) e na formação missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária).

Do total de recursos alcançados, 80% será dirigido à Congregação para a Evangelização dos Povos, em Roma, que mantem 1.050 igrejas particulares, nas periferias mais necessitadas do mundo, e os demais 20% permanecem no Brasil, para contribuir com às obras missionárias e a projetos locais.

CONECTADOS

Como parte das atividades que compõem a abertura do mês missionário no Brasil, a POM promove na segunda-feira, dia 28, às 19h, uma live de lançamento da Campanha Missionária, em sua página do Facebook.

O encontro virtual terá a participação de Dom Odelir Irmã Maria Inês Ribeiro, Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e do Padre Maurício Jardim, diretor das POM no Brasil.

CONHEÇA A POM

As Pontifícias Obras Missionárias são organismos oficiais da Igreja Católica, que tem como propósito impulsionar a animação, formação e a cooperação missionária em todo o mundo.

Divididas em quatro esferas específicas, contempladas pela Congregação para a Evangelização dos Povos. São elas: Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé, Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo e Pontifícia União Missionária.

Ambas são pontifícias, pois, acontecem com apoio da Santa Sé, o que lhes dão o caráter universal.

Ciada no Brasil em 20 de novembro de 1978, as Pontifícias Obras Missionárias, chegam primeiro na cidade de São Paulo, por meios dos superiores provinciais das congregações: Missionários da Consolata, Missionários Combonianos, Missionários do Verbo Divino, Missionários Xaverianos, Missionárias da Imaculada e Pontifício Instituto das Missões ao Exterior (PIME).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários