Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará início do mês missionário

Na próxima segunda-feira, 28, uma live promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias no Brasil também acontece no contexto da abertura das atividades

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará início do mês missionário

No dia 1° de outubro, às 9h, no Santuário Nacional de Aparecida, acontecerá a missa de abertura do mês missionário no Brasil, que neste ano tem como tema: “A vida é missão” e lema: “Eis-me aqui, envia-me.

A celebração eucarística será presidida por Dom Odelir José Magri, Bispo da Diocese de Chapecó (SC), e Presidente da Comissão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e transmitida pela TV Aparecida e pelas redes sociais das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

DEDICADO ÀS MISSÕES

O mês de outubro é o período em que a Igreja tem seu olhar especialmente voltado para o seu aspecto missionário. Neste contexto, é celebrado o Dia Mundial das Missões, que tem como inspiração ser um gesto de fraternidade entre as pessoas por meio da oração e da colaboração ao Fundo Universal de Caridade, responsável por manter projetos nas áreas da saúde, educação, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, atendimentos à família e formação missionária em todo o mundo.

Em 2020, o Dia Mundial das Missões será comemorado nos dias 17 e 18 de outubro. Toda oferta angariada neste dia será destinada à Evangelização nas Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na formação do clero local (Obra São Pedro Apóstolo), na educação de uma consciência missionária das crianças e adolescentes (Obra da Infância e Adolescência Missionária) e na formação missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária).

Do total de recursos alcançados, 80% será dirigido à Congregação para a Evangelização dos Povos, em Roma, que mantem 1.050 igrejas particulares, nas periferias mais necessitadas do mundo, e os demais 20% permanecem no Brasil, para contribuir com às obras missionárias e a projetos locais.

CONECTADOS

Como parte das atividades que compõem a abertura do mês missionário no Brasil, a POM promove na segunda-feira, dia 28, às 19h, uma live de lançamento da Campanha Missionária, em sua página do Facebook.

O encontro virtual terá a participação de Dom Odelir Irmã Maria Inês Ribeiro, Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e do Padre Maurício Jardim, diretor das POM no Brasil.

CONHEÇA A POM

As Pontifícias Obras Missionárias são organismos oficiais da Igreja Católica, que tem como propósito impulsionar a animação, formação e a cooperação missionária em todo o mundo.

Divididas em quatro esferas específicas, contempladas pela Congregação para a Evangelização dos Povos. São elas: Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé, Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo e Pontifícia União Missionária.

Ambas são pontifícias, pois, acontecem com apoio da Santa Sé, o que lhes dão o caráter universal.

Ciada no Brasil em 20 de novembro de 1978, as Pontifícias Obras Missionárias, chegam primeiro na cidade de São Paulo, por meios dos superiores provinciais das congregações: Missionários da Consolata, Missionários Combonianos, Missionários do Verbo Divino, Missionários Xaverianos, Missionárias da Imaculada e Pontifício Instituto das Missões ao Exterior (PIME).

Notícias relacionadas

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará início do mês missionário

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter