Confira nossa versão impressa

Missa recorda bispos e padres falecidos na Arquidiocese

A celebração Eucarística aconteceu, na Catedral da Sé

Missa recorda bispos e padres falecidos na Arquidiocese
Catedral da Sé

No dia seguinte à Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, aconteceu, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, uma missa em sufrágio dos bispos e padres falecidos da Arquidiocese de São Paulo, especialmente, os que estão sepultados na cripta da Sé.

A Eucaristia foi presidida pelo Padre Tarcísio Marques Mesquita, Secretário Arquidiocesano de Pastoral e concelebraram o Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral da Sé e o Padre Helmo Cesar Faccioli, auxiliar do Cura.

Na homilia, Padre Tarcísio recordou que a vida é uma grande dádiva de Deus e, quando rezamos pelos nossos antepassados na fé, também recordamos as dádivas da vida dessas pessoas que deram testemunho e se dedicaram a missão, seja na Igreja ou na cidade de São Paulo.

“Nossos irmãos padres recentemente falecidos, no seu ministério de serviço também colocaram a vida à vida do Cristo no Sacrifício da Eucaristia, bem como no desempenho de todas as atividades que compõem a vida de um sacerdote, que deve acolher, rezar a atender as necessidades dos que mais precisam de cuidado”, reforçou o Sacerdote.

O secretário de pastoral concluiu salientando que é importante dirigir a Deus as preces em favor dos falecidos, sem esquecer que a vida é apenas uma ‘cortina’, pois para nós ela não termina com a morte, mas é transformada quando a Ressurreição.

Após a celebração, houve uma oração na Cripta da Catedral em sufrágio das almas dos sacerdotes e leigos que ali estão sepultados. O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, também rezou no local na segunda-feira, 2, após a missa de Finados.

CRIPTA CENTENÁRIA

Missa recorda bispos e padres falecidos na Arquidiocese
Luciney Martins/ O SÃO PAULO

Localizada sete metros abaixo do altar-mor da Catedral da Sé, a cripta que completou 100 anos em 2019, foi o primeiro local do templo a ser inaugurado, no dia 16 de janeiro de 1919. Projetada pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, o mesmo que realizou o projeto da Catedral Metropolitana, possui 32 câmaras mortuárias, das quais 18 já foram ocupadas, além das obras de arte e uma arquitetura única

O local, repleto de histórias e espiritualidade, abriga os restos mortais de bispos e arcebispos de São Paulo e também estão sepultados personagens importantes da cidade, como o Cacique Tibiriçá, o Regente Feijó que governou o Império enquanto Dom Pedro II ainda era criança; o Padre Bartlomeu Gusmão, considerado inventor do balão.

O Cardeal Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Metropolitano de São Paulo entre 1970 e 1998, falecido em 14 de dezembro de 2016, foi o último a ser sepultado no local.

VISITAS MONITORADAS

A Catedral da Sé oferece visitas monitoradas a Cripta e o local adotou todas as medidas necessárias para que a visita seja segura neste período de pandemia. A Capacidade máxima de visitantes por horário é de 10 pessoas, sendo obrigatório o uso de máscara, além da distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os visitantes. Nos intervalos de cada horário de visitação, a Cripta é totalmente higienizada.

O valor dos ingressos é de R$8,50 e podem ser adquiridos na secretaria. Os horários de visitação são de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, sábados das 9h às 11h30 e, aos domingos, das 10h às 13h30.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Câmara lança campanha de 21 dias pelo fim da violência contra a mulher

Além da violência física contra a mulher, deputadas destacam importância de se combater violência política e psicológica A Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria...

Dom Odilo à TV Canção Nova: ‘Que Deus continue iluminando e fortaleça este trabalho’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa na comemoração dos 20 anos da emissora na capital paulista Na noite da segunda-feira, 23, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo...

Em live, Cardeal Scherer refletirá sobre a encíclica Fratelli tutti

Nesta quarta-feira, 25, às 20h30, a Arquidiocese de São Paulo realizará mais uma edição do Diálogos com a Cidade, totalmente on-line, em virtude da...

Jovens se conectam a Assis para pensar em uma economia a serviço da vida

Mais de 2 mil jovens, de 115 países, participaram, entre os dias 19 e 21, do encontro internacional “Economia de Francisco”, atendendo ao convite...

Papa Francisco aos jovens: ‘Não fiquem fora de onde se produz o presente e o futuro!’

Em mensagem aos participantes de ‘Economia de Francisco’, o Papa defende uma nova abordagem econômica que inclua os pobres “Ou vocês se envolvem ou a...

Newsletter