Na Tailândia, paróquias se organizam para ajudar os mais atingidos pela crise econômica

Muitas paróquias da Arquidiocese de Bangkok, capital da Tailândia, estão na linha de frente na ajuda e assistência aos pobres afetados severamente pelos impactos sociais e econômicos da pandemia do novo coronavírus.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima criou um serviço especial para a distribuição de comida. “Quem quiser doar para outros, pode trazer aqui comida, enquanto os que precisam podem pegá-la livremente”, explicou o Padre Daniele Mazza, missionário em Bangkok, à Agência Fides

“O governo está ajudando com arroz e pequenas quantidades de dinheiro para as famílias necessitadas, mas as necessidades são muitas. Como Igreja, estamos tentando oferecer suporte para a subsistência de famílias pobres”, continuou o Sacerdote.

Pandemia de COVID-19 afeta população mais pobre da Tailândia

Foi o grupo de jovens da paróquia que preparou e começou a iniciativa, que reflete um verdadeiro espírito de caridade, porque dá a todos a oportunidade de doar, ao mesmo tempo que oferece a oportunidade a qualquer um de pegar a comida a qualquer hora, independente da religião de quem necessita.

A pandemia de COVID-19 não foi tão séria na Tailândia quanto em outros países. Entretanto, os impactos econômicos são sentidos, principalmente, pela população que depende do turismo para sobreviver. “Devido à proibição do turismo, muitas pessoas estão desempregadas, e para grandes setores da população a situação está piorando”, disse o Padre Mazza.

A Igreja na Tailândia também suspendeu todas as missas e outras atividades religiosas devido às normas estabelecidas pelo governo. Como em grande parte do mundo, as transmissões on-line das missas foi incentivada. “Temos de ser cuidadosos, por algum tempo, com aglomerações. Eu penso que essa experiência nos ensinou como nos sentimos longe da Eucaristia e aumentou nossa sede pelos sacramentos”, afirmou.

Os católicos na Tailândia representam apenas 0,58% da população. São 390 mil fiéis, 524 igrejas, 436 paróquias e 662 padres, de acordo com os dados fornecidos pela Igreja local.

(Com informações da Agência Fides)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários