Confira nossa versão impressa

Não descuide da higienização dos alimentos e embalagens

Segundo pesquisa ‘Papel dos alimentos e da proteção individual’ mais de 50% das pessoas não limpam as frutas da forma adequada e, em casos de delivery, 30% da população não faz a desinfecção das mãos

Não descuide da higienização dos alimentos e embalagens

As boas práticas e os cuidados durante a manipulação de alimentos previnem várias doenças. Este zelo deve estar inserido no dia a dia de quem prepara as refeições, e não somente durante a pandemia. O novo coronavírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar e sua transmissão está relacionada não apenas ao contato com uma pessoa infectada, mas também de superfícies e objetos contaminados.

Até o momento não existe comprovação científica de que os alimentos sejam meio para contaminação por COVID-19. Porém, é necessário ter cuidados com a compra, preparo e manipulação dos alimentos parte da população brasileira ainda adota práticas de higienização inadequadas. É o que evidencia um estudo do Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center – FoRC), da Universidade de São Paulo (USP).

Em notícia publicada no site da FioCruz, a coordenadora do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa) da Fiocruz, Wanessa Natividade Marinho, junto à nutricionista do Nasa, Débora Oliveira, esclarecem a questão sobre o contagio.

“A contaminação dos alimentos pode ocorrer pelo contato na superfície dos alimentos (embalados ou não), objetos e utensílios que tenham sido contaminados por pessoas que estejam sintomáticas ou não. O novo coronavírus pode continuar vivo por horas ou até dias nesses tipos de superfícies, isso continua sendo estudado, por isso, as medidas de higiene são essenciais”, recordaram.

O QUE MOSTRA A PESQUISA  

Não descuide da higienização dos alimentos e embalagens
CNA/Divulgação

O estudo aponta que 52,3% das pessoas – das 3 mil que foram entrevistadas de todas as regiões do País, sendo a maioria mulheres, casadas e com alto nível de escolaridade – não higienizam as frutas de forma correta. Os índices também mostram que 45,2% delas não tomam as medidas de desinfecção na hora de higienizar verduras. Ainda: 30% dos participantes não realizam a higienização de frutas e verduras nem antes do consumo. 

Quanto aos alimentos embalados, adquiridos em supermercados e/ou entregas em domicílio, aproximadamente 16,9% das pessoas não os higienizam, no caso de embalagens flexíveis (pacotes de farinha, arroz, feijão e café) – já as embalagens rígidas (enlatados, embalagens de vidro e potes de plástico) não são desinfectadas por 13,4% dos entrevistados.

No recebimento de alimentos via delivery, 35% dos participantes não realizam a higienização das mãos antes e depois da entrega da refeição e cerca de 40% não mantêm distanciamento social seguro do entregador – de pelo menos 1,5 metro.

BOA PARTE SE PREOCUPA    

Não descuide da higienização dos alimentos e embalagens
FoRC/USP

Apesar dos dados apresentados pela pesquisa apontarem para um hábito incorreto na higienização, os pesquisadores destacam que mais de 80% que responderam ao questionário on-line entre 25 de junho e 14 de julho, demonstraram preocupação com as medidas a serem tomadas na hora do consumo de alimentos.

Das 52,3% das pessoas que higienizam frutas de forma incorreta: 17,9% usam apenas água; 7%, água com vinagre; e 27,4%, água com detergente. Menos da metade – 45,2% – usa solução de água com hipoclorito de sódio, o que realmente inativa o vírus de forma segura. Segundo os pesquisadores a água e o vinagre não possuem qualquer efeito sobre o vírus. Já o detergente, embora tenha poder de inativá-lo, pode deixar resíduos tóxicos no organismo humano.

Confira íntegra da pesquisa.

NA HORA DE IR À FEIRA

Na hora de ir à feira, os cuidados precisam ser redobrados antes, durante e depois. Mas a principal questão é como realizar a higienização das frutas, verduras e legumes de forma correta. A primeira dica é preferir produtos previamente embalados, evitando tocar os que estão em exposição.

Ao chegar a sua casa com as compras, descarte imediatamente as embalagens externas, como sacolas e sacos plásticos e bandejas de isopor, higienizando as sacolas retornáveis e carrinhos de feira com álcool fator 70% ou hipoclorito de sódio em borrifador ou pano úmido.

A higienização de frutas, legumes e verduras deve ser feita em três etapas: lavagem em água para retirada de resíduos, imersão em solução com água sanitária (uma colher de sopa diluída em 1 litro de água) por 15 minutos e posterior enxágue.

NA HORA DE PEDIR O DELIVERY

Não descuide da higienização dos alimentos e embalagens
FoRC/USP

Na hora de pedir o delivery os cuidados também precisam ser redobrados. Essa modalidade aumentou bastante devido as pessoas estarem mais tempo em casa. Antes de pedir, é importante o consumidor avaliar se o estabelecimento segue as boas práticas de preparação dos alimentos. Os produtos sempre devem estar bem vedados e com o lacre de segurança.

A grande maioria dos clientes opta por pedir seus alimentos por meio de aplicativos ou diretamente pelo telefone ou site do estabelecimento. Após escolher o prato desejado, deve-se priorizar o pagamento on-line no momento do pedido, para evitar o manuseio de papel moeda e também, com a maquininha de cartão, visando a segurança do cliente e do entregador.

A lavagem ou higienização das mãos com álcool fator 70% deve ser feita com frequência, antes e após a entrega do pedido, tanto pelo entregador quanto pelo cliente. O uso de máscara também é recomendado para ambos, que devem manter uma distância segura.

(Com informações de USP e Estado de Minas)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Retirar-se para ouvir a voz de Deus

O SÃO PAULO apresenta indicações para quem deseja realizar um retiro espiritual de maneira solitária e pessoal

Marcha pela Vida 2020: a mulher e o bebê têm igual direito de viver

Não foi como nos anos anteriores, com centenas de pessoas nas ruas, mas a Marcha pela Vida...

São João Paulo II: um Santo e poeta da Igreja

Dando sequência a série especial que rememora santos poetas da Igreja ao longo da história, O SÃO...

Polônia inaugura mural gigante de São João Paulo II no ano do centenário

Uma cidade polonesa inaugurou um mural gigante de São João Paulo II, em homenagem ao centenário de...

Declaração do Papa sobre homossexuais foi editada com fragmentos de entrevista de 2019

Cineasta utilizou trechos retirados do contexto original de uma entrevista do ano passado para compor afirmação do Pontífice a respeito das uniões...

Newsletter