‘Nossa vida cristã deve ser uma pregação para aqueles que não leem o Evangelho’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, destacou, na missa desta segunda-feira, 26, que o testemunho de uma vida cristã coerente é fundamental para a evangelização.

A Eucaristia, celebrada na capela de sua residência, foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

O Evangelho do dia (Lc 13,10-17) apresenta a cena da cura de uma mulher doente há muitos anos e, por outro lado, a preocupação do chefe da sinagoga pelo fato de Jesus ter realizado o milagre em um sábado, dia de descanso, segundo a lei mosaica.

Jesus, por sua vez, responde: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?”.

MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA

Dom Odilo ressaltou que o descanso de Deus no sétimo dia da criação, na verdade, foi para contemplação de sua obra, deixando que sua glória aparecesse. “Jesus olha para aquela mulher que sofria há tantos anos e precisava ser curada para que a glória de Deus se manifestasse”, disse.

O Cardeal também chamou a atenção para o fato que mesmo aqueles que o condenaram, negaram que houve um milagre e, por isso, a resposta de Jesus envergonhou aqueles que o acusavam e, o texto acrescenta que “a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia”.

O Arcebispo destacou que o domingo, dia de descanso dos cristãos, deve ser a ocasião de fazer aparecer a glória de Deus. “Por isso, nós vamos à missa, celebrar a ação de graças pela redenção… Deveríamos redescobrir sempre mais esse sentido do domingo. Não é simplesmente um dia sem trabalho. É descanso em honra do Senhor para cantar as maravilhas de Deus”.

VIDA DIGNA

Na primeira leitura (Ef 4,32-5,8), São Paulo exorta os fiéis a terem uma vida digna e recomenda a superação dos vícios, da idolatria, da ganância, da vida desordenada. “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz”, afirma o Apóstolo.

Ao comentar esse trecho, Dom Odilo enfatizou que viver na luz do Senhor significa buscar de uma vida moral e o cultivo das virtudes dignos do nome de cristãos. “O testemunho cristão vem de uma vida conforme o Evangelho e esta vida é, portanto, luz, sal, fermento. Nossa vida cristã deve ser uma pregação para aqueles que não leem o Evangelho”, acrescentou o Cardeal, sublinhando que quando cristão vive mal a sua fé, é motivo de escândalo e, consequentemente, afasta as pessoas do Evangelho.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários