Confira nossa versão impressa

Nova direção da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo tomará posse no dia 20

Instituição foi criada em 2014, sendo a primeira desse gênero no país

Nova direção da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo tomará posse no dia 20

Na próxima segunda-feira, 20, às 9h, acontece a cerimônia de posse dos membros da nova direção da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo, no bairro do Ipiranga, na zona Sul da capital paulista.

Instituída em 26 de fevereiro de 2014, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo é a primeira desse gênero no Brasil, sendo fruto da elevação do então Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, em funcionamento por cerca de 15 anos.

O novo Diretor é o Padre Everton Fernandes Moraes; o Vice-Diretor, Padre Ricardo Cardoso Anacleto; e o Secretário-Geral, Padre Ediclei Araújo da Silva.

A nomeação da nova direção foi feita pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Grão-Chanceler da instituição, e confirmada pela Congregação para a Educação Católica, organismo da Santa Sé responsável pelo acompanhamento das instituições eclesiásticas de ensino, no dia 9 de março.

Ao comentar a nomeação, Padre Everton Fernandes afirmou que ele e seus colegas acolhem a nova missão conscientes da responsabilidade que terão à frente de uma instituição que, desde sua origem como instituto, tem mais de 20 anos de história a serviço da Igreja em São Paulo e no Brasil.

“O Direito Canônico está a serviço das realidades que compreendem o mistério da Igreja, para salvaguardar o bem das instituições e, sobretudo, os direitos dos fiéis. Em outras palavras, para ordenar a caminhada do povo de Deus”, disse Padre Everton.

AGRADECIMENTO

Na ocasião da nomeação da nova direção, publicada em 15 de junho, o Cardeal Scherer também manifestou seu agradecimento ao até então Diretor da Faculdade, Cônego Martin Segú Girona, pelo dedicado trabalho e a missão pioneira que ele e os demais membros da direção anterior desempenharam nos encaminhamentos para a criação da Faculdade e no seu primeiro mandato diretivo.

“Muitos canonistas foram formados sob a sua orientação, os quais prestam inestimáveis serviços à Igreja em São Paulo e em várias partes do Brasil”, destacou o Arcebispo, acrescentando que a nova direção, cuja formação acadêmica também foi fruto do trabalho realizado pelo Cônego Segú, “certamente é um sinal do reconhecimento desse trabalho competente”.

A FACULDADE

Ao falar sobre a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, Dom Odilo Scherer ressaltou que essa instituição de ensino superior oferece novas possibilidades para a formação qualificada no Direito eclesiástico para todos os interessados, principalmente para quem presta seu serviço à Igreja.

“De fato, enquanto organização religiosa, a Igreja Católica possui seu próprio Código de Direito, de origens bem remotas, que vem sendo reformado de tempos em tempos para adequar-se às novas situações da Igreja ao logo da história e aos diversos contextos culturais. A última grande reforma aconteceu após o Concílio Vaticano II e o atual Código de Direito Canônico foi promulgado pelo Papa João Paulo II em 25 de janeiro de 1983”, explicou o Arcebispo.

O Cardeal Scherer enfatizou, ainda, que, como qualquer instituição humana, a Igreja também possui normas para assegurar o seu verdadeiro bem. “Vale recordar que, onde não há Direito, acabam sendo negados os direitos”, sublinhou.

Por fim, Dom Odilo reforçou que o exercício da atividade judiciária, enquanto aplicação do Direito, visa assegurar a justiça e o verdadeiro bem dos fiéis e da própria Igreja, enquanto instituição. “Não é sem motivo que o último cânone do Código recorda, justamente, a lei suprema (suprema lex) da Igreja: a salvação das almas (cf. cân. 1752)”, completou.

CURRÍCULOS DOS MEMBROS DA DIREÇÃO

Padre Everton Fernandes Moraes  – Tem 37 anos e foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 2009, na Arquidiocese de São Paulo. É graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo em 2014 e, em 2015, doutorou-se pela mesma instituição.

Também exerce os ofícios de Chanceler do Arcebispado de São Paulo; Promotor de justiça da Arquidiocese de São Paulo; Promotor de justiça do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo; Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor e Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Padre Ricardo Cardoso Anacleto – Tem 37 anos e foi ordenado presbítero em 16 de setembro de 2007, na Arquidiocese de São Paulo. É graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, em 2013, e doutorou-se pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 2017.

Atualmente, exerce os ofícios de Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios; Assessor Canonista para as novas comunidades, associações de fiéis e movimentos presentes na Arquidiocese de São Paulo; Oficial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo; e Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Padre Ediclei Araújo da Silva – Tem 42 anos e foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 2013, pela Congregação dos Legionários de Cristo. É bacharel em Humanidades Clássicas pela Legion of Christ College of Humanities, nos Estados Unidos; em Filosofia pelo Ateneo Regina Apostolorum, em Roma; e em Teologia pelo Ateneo Regina Apostolorum e pelo Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e, desde 2018, é doutorando em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires, na Argentina.

Atualmente, também exerce os ofícios de Diretor Espiritual do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil e Oficial dos tribunais eclesiásticos Interdiocesano de São Paulo e Diocesano de Osasco (SP).

LEIA MAIS SOBRE A FACULDADE DE DIREITO CANÔNICO SÃO PAULO APÓSTOLO

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Com avanços nos testes, CoronaVac pode ser a primeira vacina contra a COVID-19 no Brasil

Conheça os detalhes do imunizante que está sendo desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e qual será...

Novo cardeal afirma que os escândalos não impedem a reforma do Papa Francisco

Em entrevista a um jornal italiano, Dom Marcello Semeraro ressalta que o processo de reforma da Cúria Romana tem o objetivo ético...

São Paulo prorroga campanha de Multivacinação e Poliomielite até dia 13 de novembro

Com baixa adesão, medida visa a aumentar as coberturas vacinais contra cerca de 20 doenças no território paulista

Esta sexta, 30, é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Missas em cemitérios no Dia de Finados: confira os locais e horários

Na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, na segunda-feira, 2, diferentes paróquias da Arquidiocese de São Paulo organizam missas nos cemitérios da...

Newsletter