Nova diretoria da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo toma posse

Dom Odilo, ao lado dos padres Everton, Ricardo e Ediclei, novos membros da diretoria da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (Foto: Luciney Martins)

Os membros da nova direção da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo tomaram posse em seus cargos, na segunda-feira, 20. A cerimônia acadêmica, realizada no auditório do Campus Ipiranga, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da faculdade.

Assumiram os cargos o Diretor, Padre Everton Fernandes Moraes; o Vice-Diretor, Padre Ricardo Cardoso Anacleto; e o Secretário-Geral, Padre Ediclei Araújo da Silva. Participaram do evento diversos bispos da Província Eclesiástica de São Paulo, padres, professores, alunos e colaboradores da instituição.

No início da cerimônia, Dom Odilo ressaltou o momento importante da faculdade, que foi instituída em 26 de fevereiro de 2014, sendo a primeira e única do gênero no Brasil, tendo sua origem no antigo Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, fundado há cerca de 20 anos.

Leia a íntegra do discurso do Cardeal Odilo Scherer

RELEVÂNCIA

“A importância dessa faculdade cresceu nos tempos atuais, quando há um novo despertar para a formação jurídica e canônica na Igreja, em vista de questões novas que requerem canonistas bem preparados”, enfatizou o Arcebispo.

“Hoje, requer-se uma renovada formação do clero no Direito Canônico e também de leigos e religiosos que são chamados a prestar serviços especializados à Igreja na área jurídico-canônica”, completou Dom Odilo, reforçando que, embora a faculdade esteja ligada à Arquidiocese de São Paulo, seu serviço é prestado a toda a Igreja.

O Cardeal Scherer prestou uma homenagem aos membros da primeira diretoria da instituição: o Diretor, Cônego Martin Segu Girona; o Vice-Diretor, Padre Carlos Roberto Santana da Silva; e o Secretário-Geral, Padre Jean Rafael Eugênio Barros. “Essa primeira diretoria teve o papel de consolidar a organização institucional e acadêmica da faculdade, dando-lhe experiência e orientação segura”, destacou.

Sobre a nova diretoria, Dom Odilo salientou que os padres nomeados tiveram boa parte da formação acadêmica na própria faculdade. “Que eles possam contar com a colaboração da comunidade acadêmica, como podem contar com o incentivo e o apoio de seu Grão-Chanceler e dos bispos membros do Conselho Diretivo”, manifestou.

SERVIDORES DA IGREJA

Em nome dos membros da nova diretoria, o Padre Everton destacou três palavras com as quais manifestam suas disposições para assumir a nova missão: gratidão, consciência e coragem. Ele ressaltou, ainda, que é exclusivamente como servidores da Igreja que devem assumir tais responsabilidades e realizar as tarefas que decorrem dos encargos recebidos. Também expressou gratidão ao Cardeal Scherer pela confiança depositada, que, segundo eles, será parte importante da sólida base onde sustentarão seu trabalho.

“Conscientes de que somos herdeiros de uma bela e rica história, também estamos conscientes dos desafios que se apresentam à nossa frente. Sabemos que as demandas eclesiais que requerem a assessoria qualificada de peritos em Direito Canônico crescem cada vez mais. Com isso, cresce igualmente a responsabilidade de nossa faculdade com a boa formação jurídico-canônica de novos especialistas, mestres e doutores”,  enfatizou o novo Diretor.

HOMENAGENS

Cônego Segu, ao lado do Cardeal Scherer, na comemoração dos seus 50 anos de sacerdócio, em 2011 (Arquivo Pessoal)

Dirigindo-se à diretoria que concluiu o mandato, o Padre Ricardo Anacleto manifestou respeito e gratidão pelo incentivo constante em vista do aprofundamento da ciência canônica e da pastoral jurídica a serviço de todos os fiéis. “Recebam a nossa gratidão, estima e nosso espírito colegial de trabalho na faculdade… Deus é bom, por isso, damos graças a Ele por propiciar à faculdade e à Igreja, por meio dos senhores, tantos canonistas a serviço da suprema salvação das almas”, destacou.

No fim da cerimônia, o Cardeal Scherer concedeu aos antigos membros da diretoria da faculdade a Medalha São Paulo Apóstolo, em sinal de reconhecimento pelos serviços prestados à Igreja em São Paulo.

Seguindo recomendações médicas, Cônego Segu, que tem 84 anos e está em tratamento de saúde, não pôde comparecer à cerimônia, mas enviou uma mensagem de saudação aos novos membros da diretoria da instituição. “Auguro aos meus discípulos, hoje doutores, que possam ter pleno êxito e sucesso em prol da nossa faculdade. Estou feliz em ver suas capacidades e talentos. Dou meu total apoio”, manifestou o primeiro diretor.

CURRÍCULOS DOS MEMBROS DA DIREÇÃO

Padre Everton Fernandes Moraes  – Tem 37 anos e foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 2009, na Arquidiocese de São Paulo. É graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo em 2014 e, em 2015, doutorou-se pela mesma instituição.

Também exerce os ofícios de Chanceler do Arcebispado de São Paulo; Promotor de justiça da Arquidiocese de São Paulo; Promotor de justiça do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo; Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor e Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Padre Ricardo Cardoso Anacleto – Tem 37 anos e foi ordenado presbítero em 16 de setembro de 2007, na Arquidiocese de São Paulo. É graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, em 2013, e doutorou-se pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 2017.

Atualmente, exerce os ofícios de Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios; Assessor Canonista para as novas comunidades, associações de fiéis e movimentos presentes na Arquidiocese de São Paulo; Oficial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo; e Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

Padre Ediclei Araújo da Silva – Tem 42 anos e foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 2013, pela Congregação dos Legionários de Cristo. É bacharel em Humanidades Clássicas pela Legion of Christ College of Humanities, nos Estados Unidos; em Filosofia pelo Ateneo Regina Apostolorum, em Roma; e em Teologia pelo Ateneo Regina Apostolorum e pelo Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Obteve o título de mestre em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e, desde 2018, é doutorando em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica de Buenos Aires, na Argentina.

Atualmente, também exerce os ofícios de Diretor Espiritual do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil e Oficial dos tribunais eclesiásticos Interdiocesano de São Paulo e Diocesano de Osasco (SP).
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários