Padre Fernando Cardoso: 50 anos de sacerdócio dedicados à Palavra de Deus

Fernando Geronazzo e Flavio Rogério Lopes

Padre Fernando Cardoso: 50 anos de sacerdócio dedicados à Palavra de Deus
(Padre Fernando preside missa em ação de graças pelo seu jubileu de ouro sacerdotal (Foto: Luciney Martins / O SÃO PAULO)

No sábado, 5, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista, o Padre Fernando José Carneiro Cardoso, Reitor da Escola Arquidiocesana São José para o Diaconato Permanente, presidiu a missa em ação de graças pelos 50 anos de sua ordenação sacerdotal.

Entre os concelebrantes estavam o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, além de diversos padres.

Padre Fernando foi ordenado no dia 5 de dezembro de 1970, nessa mesma Basílica, também em um sábado, no mesmo horário que foi celebrado seu jubileu de ouro. Foi também nessa igreja, ligada ao convento dos frades carmelitas, que o Sacerdote recebeu o Batismo, a primeira Eucaristia e foi ordenado Diácono.

Gratidão

“Hoje posso dizer que sou mais sacerdote do que há 50 anos. Pelo simples fato de receber o dom do sacerdócio, não me tornei mais próximo de Deus, mas posso me aproximar Dele a cada dia por meio do modo concreto com que esse ministério é exercido por mim e por todos aqueles que se revestem dessa graça”, enfatizou Padre Fernando, na homilia.

O Sacerdote ressaltou que celebra o jubileu de ouro com o espírito de gratidão a Deus porque, por meio deste ministério, pôde ser útil a tantas pessoas, tornando-se um “braço visível de Cristo na história”.

“Agradeço a Deus e a todos aqueles que me ajudaram a subir a montanha do sacerdócio. Todos aqueles que estiveram perto de mim, amaram-me e me educaram para que eu pudesse celebrar esse cinquentenário de vida consagrada a Deus. A todos eu carrego no meu coração e nas minhas preces”, completou o jubilando.

Ministério

Paulistano, Padre Fernando nasceu em 1944. Ele foi o primeiro padre ordenado por Dom Paulo Evaristo Arns como Arcebispo de São Paulo, um mês após a sua posse na Arquidiocese.

Logo após ser ordenado, foi enviado a Roma, onde obteve o mestrado em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Também se especializou em Bíblia pela Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. Desde então, leciona Sagrada Escritura em diferentes instituições de ensino e seminários.

Além do trabalho acadêmico, Padre Fernando compartilha seus conhecimentos bíblicos pelos meios de comunicação. Desde a fundação da Rede Vida, há 25 anos, ele apresenta dois programas voltados à formação bíblico-catequética: “Páginas difíceis da Bíblia”, aos domingos, e, diariamente, o “Pão nosso de cada dia”. Há mais de 30 anos, colabora pastoralmente na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Aclimação.

Há 20 anos à frente da Escola Diaconal, Padre Fernando colaborou na formação espiritual, litúrgica e pastoral de uma centena de diáconos para a Igreja de São Paulo.

Semeador

Padre Fernando Cardoso: 50 anos de sacerdócio dedicados à Palavra de Deus
Padre Fernando, com Dom Eduardo e Dom Odilo (Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Em entrevista ao O SÃO PAULO, o jubilando afirmou que não consegue enumerar quantas pessoas ajudou a encontrar o Senhor nessas cinco décadas de ministério. “Semeio sem ver o resultado da colheita, pois é Deus quem faz germinar a semente e crescer os frutos. Considero isso uma graça para que eu não me ensoberbeça, porque sei que a obra é do Senhor”, disse.

Padre Fernando aconselhou àqueles que se preparam para a vida sacerdotal a seguir o exemplo dos discípulos de Cristo, os quais, como recordam os Evangelhos, foram escolhidos pelo Senhor para permanecer com Ele e “transbordar o Evangelho” que experimentaram no convívio com o Mestre.  

“O Evangelho que anunciamos precisa ser encarnado, não apenas um texto que aprendemos. O povo de Deus tem o direito de ver a Palavra encarnada na vida do sacerdote por meio da piedade, do zelo para com todos, sobretudo para com as pessoas mais humildes”, completou o Padre. 

Homenagem

No fim da celebração, o Cardeal Scherer parabenizou o Padre Fernando pelo Jubileu de Ouro, agradeceu por sua dedicação à Igreja e reforçou o pedido para que ele continue contribuindo para que a Arquidiocese de São Paulo seja um testemunho de Deus na cidade. Em seguida, como gesto concreto de ação de graças, Dom Odilo entregou ao jubilando a Medalha São Paulo Apóstolo.

Notícias relacionadas

Padre Fernando Cardoso: 50 anos de sacerdócio dedicados à Palavra de Deus

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter