Confira nossa versão impressa

Papa: a Trindade é o amor que salva e recria o mundo

Papa: a Trindade é o amor que salva e recria o mundo
Papa Francisco saúda fiéis da janela do Palácio Apostólico (Foto: Vatican Media)

Na oração mariana do Angelus na manhã deste domingo, 7, o Papa Francisco afirmou que a Solenidade da Santíssima Trindade, celebrada nesta data, é um convite para deixar-se fascinar pela beleza e verdade inesgotáveis de Deus.

O Papa dirigiu essas palavras da janela do Palácio Apostólico, diante dos fiéis que se reuniam na Praça São Pedro, seguindo as medidas de distanciamento social devido a pandemia de COVID-19.  

O Pontífice fez sua reflexão a partir do Evangelho do dia (Jo 3,16-18), que mostra o mistério do amor de Deus pelo mundo, a usa criação.

DESÍGNIO DE AMOR

No breve diálogo com Nicodemos, Jesus apresenta-se como Aquele que leva a cabo o plano de salvação do Pai em favor mundo, e afirma: “Deus amou de tal modo o mundo que deu o Seu Filho único”. O Santo Padre explicou essas palavras indicam que a ação das três Pessoas divinas – Pai, Filho e Espírito Santo – é um único desígnio de amor que salva a humanidade e o mundo.

“O mundo está marcado pelo mal e pela corrupção, nós homens e mulheres somos pecadores; portanto, Deus poderia intervir para julgar o mundo, para destruir o mal e castigar os pecadores. Em vez disso, Ele ama o mundo, apesar dos seus pecados; Deus ama cada um de nós, mesmo quando cometemos erros e nos distanciamos d’Ele”, observou o Papa.

BELEZA DE DEUS

O Santo Padre ressaltou, ainda, que: “Deus Pai ama tanto o mundo que, para o salvar, dá aquilo que tem de mais precioso: o seu Filho único, que dá a sua vida pela humanidade, ressuscita, volta para o Pai e, juntamente com Ele, envia o Espírito Santo. A Trindade é, portanto, Amor, inteiramente a serviço do mundo, que quer salvar e recriar”.

“Estimados irmãos e irmãs, a festa de hoje convida-nos a deixarmo-nos fascinar mais uma vez pela beleza de Deus; beleza, bondade e verdade inesgotável. Mas também humilde, próxima, que se fez carne para entrar na nossa vida, na nossa história, para que cada homem e mulher possa encontrá-la e ter a vida eterna. E isto é fé: acolher a Deus-Amor que se doa em Cristo, deixar-se encontrar por Ele e confiar n’Ele”, exortou Francisco, pedindo a intercessão da virgem Maria para acolher “com o coração aberto” o amor de Deus.  

Papa: a Trindade é o amor que salva e recria o mundo
Fiéis acompanham oração do Angelus na Praça São Pedro (Foto: Vatican Media)

PANDEMIA

Após a oração, o Papa manifestou proximidade aos países ainda atingidos pela COVID-19

Ao saudar as pessoas presentes na Praça São Pedro, o Pontífice disse que a presença deles era sinal de que, na Itália, a fase aguda da epidemia tinha sido superada, mesmo permanecendo a necessidade de seguir cuidadosamente as normas vigentes. Em seguida, acrescentou:

“Mas infelizmente em outros países – eu penso em alguns –, o vírus ainda está provocando muitas vítimas. Sexta-feira passada, num país, morreu um por minuto! Terrível! Desejo expressar minha proximidade a essas populações, aos doentes e a seus familiares, e a todos aqueles que cuidam deles. Aproximemo-nos com a nossa oração”.

(Com informações de Vatican News)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Jovens católicos egípcios nas pegadas de Santo Tomás de Aquino

O grupo é organizado de forma que todos os ofícios e funções são desempenhados alternadamente por seus membros, e conta com o acompanhamento de um assistente pastoral

Cardeal Scherer ordenará dois novos padres para a Arquidiocese neste sábado

Neste sábado, 5, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, às 15h, presidirá a ordenação de dois novos padres, no Santuário Arquidiocesano...

Novo documento do Vaticano ressalta o compromisso dos bispos pela unidade dos cristãos

“O Bispo e a unidade dos Cristãos: vademecum ecumênico” é o título do novo documento publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade...

Dom Jorge Pierozan conclui visitas pastorais na Região Santana

O Bispo celebrou na Paróquia Santa Joana D’Arc, no  Setor Pastoral Tremembé No domingo, 29 de novembro, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo...

Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza festa da padroeira na Brasilândia

As festividades foram encerradas com uma procissão luminosa e missa solene Com o tema “Maria, mãe da consolação e de todas as graças”, foi celebrada...

Newsletter