Papa aos EUA: ‘promover a reconciliação nacional e tutelar os valores democráticos’

(Foto: Needpix.com)

Após a oração do Angelus deste domingo, 10, o Papa Francisco saudou com afeto a população dos Estados Unidos, abalada pelo recente ataque ao Congresso.

“Rezo por aqueles que perderam a vida, cinco, naqueles momentos dramáticos. Reitero que a violência é sempre autodestrutiva. Nada se ganha com a violência e tanto se perde. Exorto as autoridades do Estado e toda a população a manter um alto sentido de responsabilidade, a fim de acalmar os ânimos, promover a reconciliação nacional e tutelar  os valores democráticos arraigados na sociedade estadunidense”, manifestou o Pontífice, pedindo que a Virgem Imaculada, Padroeira dos Estados Unidos, “ajude a manter viva a cultura do encontro, a cultura do cuidado, como principal via para construir juntos o bem comum; e o faça com todos os que vivem naquela terra”.

Entrevista

Francisco também comentou o ocorrido nos Estados Unidos durante a entrevista que será exibida neste domingo pelo Canele 5 da TV Mediaset.

“Fiquei surpreso porque é um povo muito disciplinado na democracia”, é o comentário do Papa na antecipação da entrevista, divulgada neste sábado, 9. No entanto, o Papa observou que, mesmo “nas realidades mais maduras há sempre algo que não funciona”, há pessoas “que tomam um caminho contra a comunidade, contra a democracia, contra o bem comum”.

“A violência certamente deve ser condenada”, prossegue o Pont[ifice, “este movimento deve ser condenado independentemente das pessoas”. “Nenhum povo pode gabar-se de não ter tido um dia, um caso de violência”, Portanto, é uma questão de “entender bem para não repetir e aprender com a história”. Em todo caso, explica Francisco, a compreensão é fundamental “porque assim se pode remediar”.

Na entrevista, o Santo Padre também fala sobre a escolha ética de se vacinar contra o coronavírus que desencadeou a pandemia, esperando que todos o façam por respeito à vida e à saúde dos outros. O Papa anuncia que também se inscreveu para receber o soro durante as vacinações que serão administradas nas próximas semanas.

(Com informações de Vatican News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários