Papa Francisco nomeia novo Bispo para Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Dom Luiz Fernando Lisboa, é atual Bispo de Pemba, em Moçambique

Diocese de Pemba

O Papa Francisco nomeou, nesta quinta-feira, 11, Dom Luiz Fernando Lisboa, atual Bispo de Pemba, em Moçambique, no continente africano, para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES). No mesmo ato, o Santo Padre também concedeu a dignidade de Arcebispo a Dom Luiz.

Com a nomeação de Dom Dário Campos como Arcebispo de Vitória (ES), a Diocese de Cachoeiro encontrava-se vacante desde 7 de novembro de 2018. Desde então, a Diocese estava sob os cuidados pastorais do padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, seu administrador diocesano.

Currículo e trajetória eclesial

Dom Luiz Fernando Lisboa nasceu em Marques de Valença (RJ) no dia 23 de dezembro de 1955. Ele é o nono de doze filhos do casal Francisco Lopes Pereira Lisboa e Benedita de Oliveira Pereira, ambos falecidos. Com nove anos de idade mudou-se, com a sua família, para Osasco (SP), onde passou parte de sua infância, adolescência e juventude.

Em agosto de 1975, aos 19 anos, ingressou no seminário São Gabriel da congregação da Paixão de Jesus Cristo (missionários Passionistas), em Osasco (SP); fez seu noviciado em São Carlos (SP); cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba (UCP naquela época); Estudou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983

Ele possui duas especializações (Liturgia e Missiologia) na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (atual PUC SP) e mestrado em Teologia Pastoral pela PUC Curitiba, onde também foi um dos coordenadores do Curso de especialização em Missiologia.

Exerceu várias tarefas na congregação dos Passionistas e nas dioceses por onde passou, entre as quais: formador em várias etapas da formação, vigário, pároco, conselheiro provincial, coordenador de formação; coordenador da área de missão, diretor do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco, membro do Conselho de Direitos Humanos de SP e assessor no Curso de Teologia.

No início do ano de 2001, foi como missionário Ad Gentes para a diocese de Pemba, Moçambique, onde trabalhou por oito anos; retornou ao Brasil e trabalhou por quatro anos como pároco na paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na arquidiocese de Curitiba (PR).

Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou como Bispo de Pemba. Sua posse se deu dois meses depois, em 14 de setembro, com celebração na Universidade Católica de Pemba. A cerimônia contou com a presença do presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, de arcebispos, bispos, padres e leigos da região e do Brasil. Na Conferência Episcopal de Moçambique exerceu o serviço de secretário-geral e coordenador do Departamento Social.

Saudação a Dom Luiz Fernando Lisboa

Brasília-DF, 11 de fevereiro de 2021

Estimado irmão, Dom Luiz Fernando Lisboa

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), divulgada nesta quinta-feira, 11 de fevereiro. Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Leste 2 da CNBB. Ao mesmo tempo que agradecemos também ao episcopado de Moçambique pela acolhida ao senhor nestes 18 anos a serviço da Igreja no continente africano.

Enaltecemos a sua presença missionária como bispo em Pemba, diocese situada numa região marcada pela guerra que já causou a morte de mais de 2 mil pessoas e mais de 500 mil deslocamentos. Especialmente em Cabo Delgado, alvo constante de ataques. Destacamos também a sua contribuição à Conferência Episcopal de Moçambique, servindo-a como secretário-geral e coordenador do Departamento Social.

Certamente, em seu retorno ao Brasil, o seu pastoreio não se esquecerá da afirmação contida no título escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano: “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Agora, como os primeiros apóstolos, o senhor é convidado a difundir “o perfume do Evangelho” novamente em solo brasileiro.

Pedimos as bênçãos e proteção de São Pedro, padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim, nesta sua nova missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

(Com informações de CNBB)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários