Pastoral do Menor da Arquidiocese lança programa semanal no YouTube

Projeto estreou na segunda-feira, 18

A Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo iniciou na segunda-feira, 18, o projeto “Cinco minutos com a Pastoral do Menor”, que tem como objetivo refletir, semanalmente, de forma dinâmica, assuntos relacionados à defesa, garantia e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

De acordo com a coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor, Sueli Camargo, a proposta já era almejada pela Pastoral: “Nós tínhamos esse projeto de formação rápida, dinâmica, que estivesse de fácil acesso para todos que desejam adquirir um pouco mais de conhecimento sobre os trabalhos pastorais, como a Igreja está organizada”, salientou.

O cenário de pandemia pelo novo coronavírus, segundo Sueli, fez com que a iniciativa se concretizasse mais rapidamente, posto que as pessoas, em isolamento social, têm se relacionado virtualmente de modo mais intenso.

O lançamento do projeto no YouTube ocorreu no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio: “Essa data é significativa para a Pastoral do Menor, que trabalha na linha de defesa, promoção e garantia de direitos. O abuso sexual é uma constância no País”, pontuou.

COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL

A realidade de abuso e exploração sexual no Brasil foi o tema central do primeiro programa, que contou com a colaboração do músico José Bernardino e do advogado especialista em direito constitucional e defesa da criança e do adolescente José Nildo.

“A proposta é que, semanalmente, o programa traga um novo tema, tanto na área jurídica de defesa de direitos quanto na formação, no resgate histórico da Pastoral do Menor, na evangelização”, explicou a coordenadora.

Os próximos programas terão a participação do promotor de justiça Eduardo Dias e do desembargador Antônio Carlos Malheiros, além de profissionais do conselho tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), dos seminaristas da Arquidiocese de São Paulo e do Cardeal Odilo Pedro Scherer.

AÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Sueli contou, ainda, que desde que o decreto de quarentena entrou em vigor no estado de São Paulo, a Pastoral do Menor não está trabalhando diretamente nas unidades de internação dos menores, pois as visitas estão suspensas. Outras ações, contudo, continuam acontecendo nos espaços de abrigos e com a população atendida pelos centros comunitários: “A criança está com a família, mas a família está sendo assessorada na orientação, na prevenção, no cuidado com o vírus e nas doações de cestas básicas e máscaras, nas periferias, onde os nossos projetos estão implantados”. 

Para atender aos menores que cumprem medidas socioeducativas, a Pastoral do Menor realizou uma mobilização com voluntários, que em mutirão, escreveram cartas que foram entregues as crianças e adolescentes, juntamente com máscaras e pen-drives com músicas de evangelização, adoração e mensagens de esperança: “Nós também sentimos a falta deles, como eles sentem a nossa, estamos unidos em oração e na fé”, concluiu a coordenadora.

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pelas Faculdades Integradas Rio Branco.

Passou a integrar a equipe do Jornal O SÃO PAULO, em julho de 2017, como secretária de redação. É Pós-Graduanda (Lato Sensu) em Jornalismo Contemporâneo e Digital, pela Universidade Anhembi Morumbi.

Foi voluntária da Pastoral da Comunicação da Região Episcopal Brasilândia entre 2016 e 2017.

- publicidade -
- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

- publicidade -

Últimas Notícias

‘O Espírito Santo é aquele que reúne a Igreja e a santifica’

Afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, na Vigília de Pentecostes, na noite do sábado, 30.

Em meio à pandemia, muita devoção à Santa das Causas Impossíveis no Pari

Cônego Celso Pedro em missa na Capela do Santíssimo Na sexta-feira, 22, celebrou-se a padroeira da Paróquia Santa...

Padroeira da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora é festejada em missa

No domingo, 24, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Setor Pirituba, o Padre José Pedro Batista, Pároco, presidiu missa na Solenidade da Ascensão...

Freguesia do Ó já vive a expectativa da 200ª Festa do Divino

Padres Carlos Ribeiro e Orisvaldo Carvalho em missa transmitida pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora da ExpectaçãoFoto: Natália Figueira.

Lançada a campanha ‘Quero te ver de novo’

No domingo, 24, aconteceu o lançamento da campanha “Quero te ver de novo” (#QueroTeVerDeNovo), que busca conscientizar a população dos bairros de...

Casa Dom Orione: espaço aberto para acolher as pessoas em situação de rua

Atendimentos mantidos na Casa Dom Orione Mantido pela Paróquia Nossa Senhora Achiropita, o Espaço Social D’Achiropita – Casa...

Newsletter