Confira nossa versão impressa

Pastoral do Menor da Arquidiocese lança programa semanal no YouTube

Projeto estreou na segunda-feira, 18

Pastoral do Menor da Arquidiocese lança programa semanal no YouTubeA Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo iniciou na segunda-feira, 18, o projeto “Cinco minutos com a Pastoral do Menor”, que tem como objetivo refletir, semanalmente, de forma dinâmica, assuntos relacionados à defesa, garantia e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

De acordo com a coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor, Sueli Camargo, a proposta já era almejada pela Pastoral: “Nós tínhamos esse projeto de formação rápida, dinâmica, que estivesse de fácil acesso para todos que desejam adquirir um pouco mais de conhecimento sobre os trabalhos pastorais, como a Igreja está organizada”, salientou.

O cenário de pandemia pelo novo coronavírus, segundo Sueli, fez com que a iniciativa se concretizasse mais rapidamente, posto que as pessoas, em isolamento social, têm se relacionado virtualmente de modo mais intenso.

O lançamento do projeto no YouTube ocorreu no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio: “Essa data é significativa para a Pastoral do Menor, que trabalha na linha de defesa, promoção e garantia de direitos. O abuso sexual é uma constância no País”, pontuou.

COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL

A realidade de abuso e exploração sexual no Brasil foi o tema central do primeiro programa, que contou com a colaboração do músico José Bernardino e do advogado especialista em direito constitucional e defesa da criança e do adolescente José Nildo.

“A proposta é que, semanalmente, o programa traga um novo tema, tanto na área jurídica de defesa de direitos quanto na formação, no resgate histórico da Pastoral do Menor, na evangelização”, explicou a coordenadora.

Os próximos programas terão a participação do promotor de justiça Eduardo Dias e do desembargador Antônio Carlos Malheiros, além de profissionais do conselho tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), dos seminaristas da Arquidiocese de São Paulo e do Cardeal Odilo Pedro Scherer.

AÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Sueli contou, ainda, que desde que o decreto de quarentena entrou em vigor no estado de São Paulo, a Pastoral do Menor não está trabalhando diretamente nas unidades de internação dos menores, pois as visitas estão suspensas. Outras ações, contudo, continuam acontecendo nos espaços de abrigos e com a população atendida pelos centros comunitários: “A criança está com a família, mas a família está sendo assessorada na orientação, na prevenção, no cuidado com o vírus e nas doações de cestas básicas e máscaras, nas periferias, onde os nossos projetos estão implantados”. 

Para atender aos menores que cumprem medidas socioeducativas, a Pastoral do Menor realizou uma mobilização com voluntários, que em mutirão, escreveram cartas que foram entregues as crianças e adolescentes, juntamente com máscaras e pen-drives com músicas de evangelização, adoração e mensagens de esperança: “Nós também sentimos a falta deles, como eles sentem a nossa, estamos unidos em oração e na fé”, concluiu a coordenadora.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Projeto Janelas CASACOR: beleza, sustentabilidade e responsabilidade social

Vitrines estão espalhadas por 13 bairros de São Paulo, sendo quatro delas em comunidades, com uma exposição inclusiva, gratuita, segura

Papa exorta novos cardeais a permanecerem sempre no caminho do Senhor

O Papa Francisco presidiu neste sábado, 28, o Consistório Ordinário Público no qual foram criados 13 novos cardeais. A celebração aconteceu na Basílica de São...

Arquidiocese de São Paulo terá igreja jubilar pelos 200 anos de mártir coreano

No próximo domingo, 29, às 10h30, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá uma missa na matriz da Paróquia Pessoal Coreana...

Celam e Cáritas pedem mais solidariedade pelas populações atingidas por catástrofes

Desastres naturais têm assolado os moradores de alguns países da América Latina e no Caribe

‘Caminhemos na fé e na esperança, com os olhos voltados para o Senhor que vem’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã deste sábado, 28, na capela de sua residência, transmitida pela...

Newsletter