Confira nossa versão impressa

‘Pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo, subamos ao monte que é Cristo’

‘Pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo, subamos ao monte que é Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa na manhã desta quinta-feira, 16, Festa de Nossa Senhora do Carmo. A celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo rezou por todos aqueles que se consagram no carisma da ordem dos carmelitas, para que eles possam “viver e irradiar a sua espiritualidade para a Igreja”.

MÃE DE JESUS

O Evangelho do dia (Mt 12,46-50) narra a cena em que Jesus falava às multidões, quando alguém o avisou que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora querendo falar com ele e Jesus diz: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’”.

Ao comentar este trecho, na homilia, o Cardeal Scherer explicou que Jesus não está negando ser o filho de Maria, pelo contrário, afirma que é duplamente seu filho, uma vez que Nossa Senhora foi a primeira que escutou e acolheu a Palavra de Deus. “Maria é também mãe, discípula e irmã de Jesus, porque é aquela que ouviu, acolheu e praticou a Palavra”, disse.

O Arcebispo ressaltou, ainda, que a família de Jesus vai além da família de sangue e se estende a todos aqueles que estão unidos pela mesma fé. “Por isso, dizemos que a Igreja é a grande família de irmãos que Deus reuniu”, completou.

LUGAR DO ENCONTRO COM DEUS

Sobre a Festa de Nossa Senhora do Carmo, Dom Odilo chamou a atenção para a oração litúrgica do dia: “Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo, para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo”.

O Cardeal explicou que a oração faz referencia ao Monte Carmelo, lugar onde nasceu a devoção à Virgem do Carmo e também onde o profeta Elias se refugiou e teve o seu encontro com Deus. “O monte é o lugar do encontro com Deus, o lugar onde ele se revela. Cristo é aquele que revela a Deus e leva ao encontro com ele”, afirmou.

Por fim, o Arcebispo recomendou a todos que dediquem este dia à especial devoção a Nossa Senhora, sobretudo, por meio da oração do Terço, de preferência, em família. “Que Nossa Senhora do Monte Carmelo interceda por nós todos, para que não percamos nunca a nossa fé”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:

Nossa Senhora do Carmo: mãe e protetora dos cristãos

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

Seminaristas da Arquidiocese são admitidos como candidatos às ordens sacras

Cardeal Odilo Scherer celebrou o rito de admissão de três seminaristas como candidatos ao sacerdócio

Nova lei de segurança amplia repressão a dissidentes na China

Sob o argumento de manter a soberania nacional, governo chinês tem perseguidos críticos, como o empresário de mídia Jimmy Lai

Famílias: chamadas à transmissão da vida e à defesa da dignidade humana

'Família e compromisso com vida foi o destaque da live realizada na quinta-feira, 13, na programação arquidiocesana da Semana Nacional da Família

São Domingos de Gusmão é tema de live

A Paróquia Sagrada Família, em parceria com o Frei Franklim Drumond, OP, residente no Convento Nossa Senhora...

São Paulo registra 26,6 mil óbitos e 686,1 mil casos de coronavírus

461 mil pessoas já estão recuperadas da COVID-19; taxas de ocupação de UTIs são de 56,4% na Grande SP e 57,8% no...

Newsletter