Confira nossa versão impressa

‘Pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo, subamos ao monte que é Cristo’

‘Pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo, subamos ao monte que é Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa na manhã desta quinta-feira, 16, Festa de Nossa Senhora do Carmo. A celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo rezou por todos aqueles que se consagram no carisma da ordem dos carmelitas, para que eles possam “viver e irradiar a sua espiritualidade para a Igreja”.

MÃE DE JESUS

O Evangelho do dia (Mt 12,46-50) narra a cena em que Jesus falava às multidões, quando alguém o avisou que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora querendo falar com ele e Jesus diz: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’”.

Ao comentar este trecho, na homilia, o Cardeal Scherer explicou que Jesus não está negando ser o filho de Maria, pelo contrário, afirma que é duplamente seu filho, uma vez que Nossa Senhora foi a primeira que escutou e acolheu a Palavra de Deus. “Maria é também mãe, discípula e irmã de Jesus, porque é aquela que ouviu, acolheu e praticou a Palavra”, disse.

O Arcebispo ressaltou, ainda, que a família de Jesus vai além da família de sangue e se estende a todos aqueles que estão unidos pela mesma fé. “Por isso, dizemos que a Igreja é a grande família de irmãos que Deus reuniu”, completou.

LUGAR DO ENCONTRO COM DEUS

Sobre a Festa de Nossa Senhora do Carmo, Dom Odilo chamou a atenção para a oração litúrgica do dia: “Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo, para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo”.

O Cardeal explicou que a oração faz referencia ao Monte Carmelo, lugar onde nasceu a devoção à Virgem do Carmo e também onde o profeta Elias se refugiou e teve o seu encontro com Deus. “O monte é o lugar do encontro com Deus, o lugar onde ele se revela. Cristo é aquele que revela a Deus e leva ao encontro com ele”, afirmou.

Por fim, o Arcebispo recomendou a todos que dediquem este dia à especial devoção a Nossa Senhora, sobretudo, por meio da oração do Terço, de preferência, em família. “Que Nossa Senhora do Monte Carmelo interceda por nós todos, para que não percamos nunca a nossa fé”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:

Nossa Senhora do Carmo: mãe e protetora dos cristãos

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Missionários Claretianos comemoram 125 anos de presença no Brasil

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Paróquia Imaculado Coração de...

Prefeitura pede que no Dia de Finados cerimônias religiosas em cemitérios ocorram em espaços abertos

Em nota divulgada à imprensa na tarde da segunda-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo recomendou que...

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre eles estão os arcebispos de Washington (EUA) e de Santiago do Chile Três...

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Newsletter