‘Pela oração do Rosário, Maria acompanha a vida da Igreja’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa desta quarta-feira, 7, memória de Nossa Senhora do Rosário. A eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Esta comemoração foi instituída por São Pio V no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto e atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do Rosário (1571). A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os mistérios de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à Encarnação, à Paixão e à Ressurreição do Filho de Deus.

O trecho do Evangelho do dia (Lc 1,26-38) narra a cena da Anunciação do Senhor à Virgem Maria por São Gabriel. Na homilia, Dom Odilo chamou a atenção para a disposição de Nossa Senhora para que se realizasse o que Deus lhe pedia. “Esta é a base e a atitude própria da religião. Certamente, não foi fácil para Maria, mas ela acreditou, confiou-se a Deus. Crer significa abandonar a própria vida nas mãos de Deus”, afirmou o Cardeal.

PRESENÇA MATERNA

Já a primeira leitura (At 1,12-14) traz um trecho do livro dos Atos dos Apóstolos, que estavam reunidos no cenáculo à espera da vinda do Espírito Santo e, entre eles, estava a Mãe de Jesus. O Arcebispo sublinhou a presença de Nossa Senhora nesse momento considerado o início da missão da Igreja. “Maria está com os apóstolos, está com a Igreja”, destacou.  

Dom Odilo ressaltou, ainda, que pela oração do Rosário, expressa-se a presença de Nossa Senhora que acompanha a vida da Igreja. “Ao rezarmos o Rosário, não realizamos um ato privado, mas um ato da Igreja”.

Recordando as palavras de São João Paulo II, o Cardeal reforçou que a oração do Rosário é “escola do Evangelho” na qual Maria é a mestra e a catequista “que nos introduz na contemplação e na acolhida dos mistérios de Cristo”.

Por fim, o Arcebispo recomendou que os fiéis rezem o Rosário parte dele especialmente neste dia, pedindo a intercessão da mãe de Deus pela cura dos enfermos, pelo fim da pandemia e pela proteção da Igreja.

LEIA TAMBÉM:

Rosário: Uma coroa de rosas oferecida a Nossa Senhora

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários