Confira nossa versão impressa

‘Pela oração do Rosário, Maria acompanha a vida da Igreja’

‘Pela oração do Rosário, Maria acompanha a vida da Igreja’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa desta quarta-feira, 7, memória de Nossa Senhora do Rosário. A eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Esta comemoração foi instituída por São Pio V no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto e atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do Rosário (1571). A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os mistérios de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à Encarnação, à Paixão e à Ressurreição do Filho de Deus.

O trecho do Evangelho do dia (Lc 1,26-38) narra a cena da Anunciação do Senhor à Virgem Maria por São Gabriel. Na homilia, Dom Odilo chamou a atenção para a disposição de Nossa Senhora para que se realizasse o que Deus lhe pedia. “Esta é a base e a atitude própria da religião. Certamente, não foi fácil para Maria, mas ela acreditou, confiou-se a Deus. Crer significa abandonar a própria vida nas mãos de Deus”, afirmou o Cardeal.

PRESENÇA MATERNA

Já a primeira leitura (At 1,12-14) traz um trecho do livro dos Atos dos Apóstolos, que estavam reunidos no cenáculo à espera da vinda do Espírito Santo e, entre eles, estava a Mãe de Jesus. O Arcebispo sublinhou a presença de Nossa Senhora nesse momento considerado o início da missão da Igreja. “Maria está com os apóstolos, está com a Igreja”, destacou.  

Dom Odilo ressaltou, ainda, que pela oração do Rosário, expressa-se a presença de Nossa Senhora que acompanha a vida da Igreja. “Ao rezarmos o Rosário, não realizamos um ato privado, mas um ato da Igreja”.

Recordando as palavras de São João Paulo II, o Cardeal reforçou que a oração do Rosário é “escola do Evangelho” na qual Maria é a mestra e a catequista “que nos introduz na contemplação e na acolhida dos mistérios de Cristo”.

Por fim, o Arcebispo recomendou que os fiéis rezem o Rosário parte dele especialmente neste dia, pedindo a intercessão da mãe de Deus pela cura dos enfermos, pelo fim da pandemia e pela proteção da Igreja.

LEIA TAMBÉM:

Rosário: Uma coroa de rosas oferecida a Nossa Senhora

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

‘Vivemos para amar a Deus e morremos para ir ao encontro de Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã deste sábado, 31,...

Fratelli tutti e as polêmicas considerações sobre o neoliberalismo e o populismo

Fratelli tutti (FT) é uma encíclica social, voltada aos problemas socioeconômicos do mundo atual, regido pela economia de mercado. Nesse sentido, chama...

Rede Vida lança canais com programação educativa gratuita

Desde o dia 1º de outubro, a Rede Vida de Televisão iniciou um projeto que marca as...

Papa impõe o pálio no novo Patriarca latino de Jerusalém

Nomeado Patriarca em 25 de outubro, até então, Dom Pierbattista Pizzaballa, exercia o ofício de Administrador Apostólico do Patriarcado

Vocacionados da Arquidiocese participam de encontro com Dom José Benedito Cardoso

Na tarde do sábado, 24, na Paróquia São João Maria Vianney, Setor Pastoral Lapa, aconteceu o encontro...

Newsletter