Plasma de homens recuperados da COVID-19 ajudará no tratamento de novos infectados

Instituto Butantan organiza rede para a coleta e doação do material que poderá ajudar a salvar vida de pacientes internados com a doença

Fonte: Instituto Butantan

O combate ao novo coronavírus no Brasil terá mais um aliado. O Instituto Butantan começou a organizar uma rede para coletar e distribuir o plasma de convalescentes da COVID-19, que será usado para o tratamentos de quem esteja internado com a doença.

O plasma de convalescente, retirado do sangue de voluntários, contém anticorpos neutralizantes contra o novo coronavírus. É obtido por meio de doação de sangue voluntária de pessoas que já foram contaminadas pelo novo coronavírus e que, portanto, já possuem anticorpos.

Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, até o momento não há terapia específica contra a COVID-19, mas o tratamento com o plasma tem trazido bons resultados.

“O objetivo do plasma é transferir ao paciente anticorpos de maneira passiva, até que o organismo afetado tenha tempo de reagir e montar a sua resposta imune. Trata-se de uma vacina instantânea, uma forma de tratamento que pode ser usada em meio à pandemia”, afirmou.

Apenas homens podem se voluntariar para doar o plasma de convalescente. Isso porque, durante a gestação, a mulher libera anticorpos na corrente sanguínea que podem causar uma reação grave chamada TRALI (transfusion-related acute lung injury) no paciente que recebe a transfusão. Por esse motivo, a doação deve ser feita por homens.

Estrutura para a coleta e condições para ser doador

O Butantan estruturou uma logística para coletar, distribuir e utilizar o plasma convalescente nos serviços de saúde do estado de São Paulo. Os pilotos do projeto serão implantados, inicialmente, nas cidades de Santos, no litoral sul, e em Araraquara, no interior.

Para a criação da rede o Butantan contará com a colaboração de cinco grandes hemocentros parceiros: HHemo, Fundação Pró-Sangue, Colsan, Hemocentro da Unicamp e Hemocentro de Ribeirão Preto.

VEJA A RELAÇÃO DOS LOCAIS ONDE DOAR O PLASMA

As regras para doar o plasma são as mesmas seguidas para doar o sangue: ter boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, evitar alimentação gordurosa antes da doação e apresentar documento original com foto. É fundamental que o doador já tenha sido contaminado pela Covid-19 anteriormente, pelo menos 30 dias antes do ato da doação.

O plasma de convalescente é indicado para pessoas que estão apresentando sintomas há, no máximo, 72 horas, e que têm diagnóstico confirmado por exames. Os públicos-alvos do tratamento são os imunossuprimidos, idosos e pacientes com comorbidades.

Fonte: Instituto Butantan

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários