Povo taiwanês expressa solidariedade e gratidão em tempo de COVID-19

“A pandemia de COVID-19 foi imediatamente uma oportunidade para a solidariedade, pois os taiwaneses são uma população aberta, generosa e solidária”, disse o Padre Raphael Liz Zhiding à Agência Fides, capelão da Universidade Católica FuJen em Taipei, Taiwan, cujos estudantes, em sua maioria, não professam a fé católica.

Vaticano recebe doação de máscaras do povo de Taiwan para combate à COVID-19

“Particularmente, houve um abundante fluxo de doações para a Itália: um missionário italiano em Taiwan, Padre Giuseppe Didone, da Ordem dos Camilianos, lançou um campanha pública, relembrando que os padres italianos têm ajudado o povo de Taiwan com dedicação há décadas,  desde os tempos em que o país era muito pobre. Um corrida de solidariedade para a Itália, portanto, começou como um sinal de gratidão pelo que os camilianos têm feito em seus 60 anos de presença no país”, continuou o Sacerdote.

Os camilianos ajudaram a construir hospitais e clínica no Condado de Yilan depois da II Guerra Mundial. Agora, os habitantes de Yilan, na parte oriental da ilha, levaram doações para o hospital St. Mary’s, contribuindo com mais de 4,8 milhões de euros, como forma de demonstrar sua gratidão. O dinheiro foi usado para comprar equipamento médico essencial para as áreas mais afetadas pela COVID-19 na Itália.

Taiwan doou também 480 mil máscaras para o Vaticano, a Conferência Episcopal Italiana e diversas comunidades religiosas, com doações feitas por agente público e privados do país. As autoridades taiwanesas, numerosas organizações e cidadãos demonstraram seu desejo de ajuda a Santa Sé e a Igreja na Itália na luta contra a pandemia. Além disso, foram feitas doações em alimentos, e materiais de proteção foram confeccionados e dados a várias congregações religiosas ocupadas em tratar dos doentes. Estão previstas outras iniciativas de mesmo teor para o futuro.

“Taiwan foi bem sucedido em combater o vírus. Isso aconteceu porque as autoridades civis reagiram imediatamente e eficazmente, tomando todas as medidas necessárias, como isolando pessoas com a doença e tratando os infectados”, sublinhou o Padre Raphael.

Ajuda a outros países também foi prestada. Os jovens do Movimento dos Focolares em Taiwan, por exemplo, lançaram uma campanha em favor do México, após a experiência de um deles no país americano.

(Com informações da Agência Fides)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários