Prefeitura de SP vai procurar quem não tomou segunda dose de vacina

Segunda dose é necessária para imunização completa contra a covid-19

Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo vai entrar em contato com as pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, mas não foram receber a segunda dose, necessária para completar a imunização, no prazo estipulado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 81 mil pessoas estão nessa situação.

A partir das informações cadastrais das pessoas, as unidades básicas de saúde e os agentes comunitários de saúde de cada região vão entrar em contato para saber os motivos do atraso. A secretaria aponta que podem existir diversas razões para isso, como a mudança de endereço, a espera de um acompanhante para comparecer ao local de vacinação ou esquecimento.

A pasta acrescenta que o sistema VaciVida já faz a comunicação via celular quando é a hora de tomar a segunda dose da vacina. Até o momento, na capital paulista, foram aplicadas 2,8 milhões de doses da vacina, sendo 984 mil da segunda dose.

Vacinação para a idosos de 65 e 66

No primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para idosos com 65 e 66 anos, na quarta-feira, 21, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 120.964 doses aplicadas. Desse total, 104.875 correspondem à primeira dose para a nova faixa etária. Isso representa 51,15% do público estimado pela Secretaria, de 205 mil pessoas entre 65 e 66 anos.

Outras 16.089 pessoas foram até os postos nesta quarta-feira para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, segundo balanço da Secretaria obtido nos postos volantes e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que abriram no feriado de Tiradentes exclusivamente para a campanha.

A vacinação na quarta-feira foi exclusiva para primeira dose em idosos com 65 e 66 anos, profissionais de saúde com mais de 18 anos que sejam gestantes, puérperas (mães de recém-nascidos) e lactantes, ou os demais grupos já liberados para imunização segundo o Plano Municipal de Imunização (PMI) disponível na página Vacina Sampa.

A vacinação continua nos três Centros de Saúde e nas 17 unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE). O atendimento nos mega drive-thrus é exclusivo para os idosos de 65 e 66 anos que irão tomar a primeira dose. Já as Unidades Básicas de Saúde e os demais postos disponibilização tanto a primeira quanto a segunda dose a todos os grupos elegíveis para a campanha.

Estado

Em todo o estado de São Paulo, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 270,8 mil pessoas não foram tomar a segunda dose do imunizante. A pasta destaca que no caso da vacina do Instituto Butantan (CoronaVac) o retorno para segunda dose deve ser feito em até 28 dias, enquanto os que receberam a vacina Astrazeneca devem receber a segunda dose em até 12 semanas.

Em todo o estado de São Paulo foram aplicadas mais de 10 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus, sendo 3,4 milhões da segunda dose.

(Com informações de Agência Brasil)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários