‘Pregar a Palavra de Deus é a primeira missão da Igreja’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer Arcebispo São Paulo, presidiu a missa desta segunda-feira, 30, na capela de sua residência. Nesta data, data a Igreja celebra a festa do Apóstolo Santo André.

Nascido em Betsaida, André foi discípulo de João Batista; seguiu a Cristo e levou à sua presença seu irmão Pedro. Com Filipe, apresentou a Cristo os pagãos e indicou o rapaz que levava pães e peixes que depois foram multiplicados. Narra-se que, depois de Pentecostes, pregou o Evangelho em muitas regiões e foi crucificado na Acaia. É bastante venerado pelos cristãos ortodoxos que têm o Patriarca de Constantinopla como seu sucessor.

O Evangelho do dia (Mt 4,18-22) narra o chamado de André e Pedro durante a pescaria no mar da Galileia. “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”, disse o Senhor.

Na homilia, Dom Odilo convidou os fiéis a refletirem sobre a força da palavra de Jesus que os faz mudarem radicalmente de vida. “Jesus chama com autoridade e tem um grande fascínio, que atrai e convence, pois, sua palavra toca profundamente o coração. Eles o seguem Jesus, deixando tudo, e se tornam os apóstolos aqueles que por primeiro dão testemunho de Jesus e pregam o Evangelho aos povos, iniciando a vida e a missão da Igreja.

Professar a fé

Na primeira leitura (Rm 10,9-18), São Paulo fala da importância da pregação e afirma: “É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação”.

“Crer é o ato da adesão a Cristo que se expressa na profissão e no testemunho da fé. Foi o que fizeram André e Pedro”, destacou o Cardeal, sublinhando que a fé é o bem mais precioso da Igreja. “Não devemos nunca deixar de pregar a Palavra. É a nossa primeira missão, como Igreja”

Por fim, Dom Odilo pediu a intercessão de Santo André por todos aqueles que têm a missão de anunciar a Palavra de Deus. “Sejamos pregadores dedicados, atentos e fiéis da Palavra de Deus, que nos foi confiada, não para ser escondida, mas para ser anunciada, comunicada, partilhada com os irmãos e com a humanidade”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários