‘Preparemo-nos, a cada dia, para o encontro definitivo com Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta sexta-feira, 30, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo meditou sobre o Evangelho do dia (Lc 14,1-6), que novamente aborda a discussão se era permitido curar os doentes em dia de sábado. Jesus, dirigindo-se aos mestres da Lei, disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?”

O Cardeal ressaltou que o texto diz que os fariseus não foram capazes de responder à indagação de Jesus. “Não significa que eles não soubessem responder, mas não foram capazes de serem honestos, de reconhecer que estavam sendo hipócritas”.

“Quando o fechamento, a ideia fixa toma conta de nós, não somos capazes de aceitar a verdade. A cegueira de coração que essa rigidez provoca é censurada por Jesus”, enfatizou o Arcebispo.

O dia de Cristo

Na primeira leitura (Fl 1,1-11), São Paulo saúda e manifesta sua estima pela comunidade cristã de Filipos. “Essa é uma comunidade que viveu profundamente a conversão e, por isso, conheceu o mistério de Cristo, do qual São Paulo falará ao longo da carta”, explicou Dom Odilo.

O Apóstolo exorta para que o amor entre os fiéis “cresça sempre mais em todo o conhecimento e experiência, para discernirdes o que é melhor”, e acrescenta: “Assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus”.

“O dia de Cristo é o dia da morte, do encontro definitivo com Ele… É também o dia da sua manifestação gloriosa”, destacou o Cardeal, afirmando que a orientação de São Paulo serve para a vida de todo cristão. “Não significa que tenhamos que pensar na morte todos os dias, preocupados ou aterrorizados com ela… A melhor forma de se preparar para ir ao encontro do dia de Cristo é viver bem cada dia, ‘puros e sem defeitos’, na honestidade, na justiça e na retidão, observando os mandamentos, para que esse dia não surpreenda ninguém”, completou.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários