‘Que possamos sempre contar entre os discípulos atentos à Palavra de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paul, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 22, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Como tem feito todos os dias, Dom Odilo ofereceu a Eucaristia na intenção de toda a Arquidiocese, pelo fim da pandemia de COVID-19 e por todos aqueles que sofrem seus impactos, especialmente os doentes, profissionais da saúde e os mais pobres.

OUVIR E PRATICAR

Na homilia, o Cardeal meditou a partir do breve trecho do Evangelho do dia (Lc 8,19-21), que narra a cena a qual Jesus estava em meio à multidão e, quando lhe informaram que sua mãe e seus parentes estavam procurando-o, ele respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.

O Arcebispo afirmou que, à primeira vista, as palavras de Jesus parecem desconcertantes, contudo, aquilo se aplicava plenamente a sua mãe, pois Maria foi aquela que acolheu, obedeceu e colocou em prática a Palavra de Deus.  “Aquela era uma ocasião para dizer à multidão que todos os que ouvirem e praticarem a Palavra de Deus serão como sua mãe. Que possamos sempre contar entre os discípulos atentos à Palavra de Deus”, completou.  

CORAÇÃO SENSÍVEL AOS POBRES

Já a primeira leitura (Pr 21,1-6.10-13) destaca que “praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios”. “Era justamente isso que Jesus condenava, a religião praticada apenas externamente, enquanto, interiormente, o coração estava corrompido”, sublinhou Dom Odilo.

Em seguida, o texto ressalta que “quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido”.

Ao comentar esse trecho, o Cardeal reforçou que “ter um coração sensível ao pobre e suas necessidades é fundamental para que nossa prece chegue até Deus”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários