Confira nossa versão impressa

‘Que sejamos todos nós comunicadores da nossa fé’

‘Que sejamos todos nós comunicadores da nossa fé’

A comemoração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a expectativa pelo retorno das missas com a participação presencial dos fiéis, a veneração aos santos e o ecumenismo foram alguns dos temas tratados pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, no programa “Diálogos de Fé”, no domingo, 24, transmitido pela rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz), das 12h30 às 13h, e pelas mídias sociais da Arquidiocese.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Ao falar sobre a mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado naquele domingo, Dom Odilo lembrou que o Pontífice destaca que a narração das experiências de vida deve estar baseada na verdade, na justiça, na honestidade, no direito e na caridade. Do contrário, “se a narração for falseada pela intenção de esconder a verdade ou de propagar uma mentira, é uma narração que não é boa, destrói e tira a paz. Essa é a narração das fake news”, alertou.

Na Igreja, a comunicação deve estar a serviço da fé. Mais importante que o meio que se utiliza está o comunicador, que deve comunicar as experiências de fé: “Que sejamos todos nós comunicadores da nossa fé, isto é, evangelizadores”.

Volta presencial dos fiéis às missas

Embora deseje que as celebrações possam acontecer o quanto antes com a participação presencial dos fiéis, o Arcebispo disse ainda não ser o momento apropriado: “Aqui em São Paulo, estamos no meio da pandemia, com muita gente ficando doente, muitos morrendo, e temos que ser prudentes. Enquanto estivermos no meio do bombardeio do vírus, não podemos expor as pessoas ao risco do contágio”.

Como educar para a ação social?

Diante dessa pergunta feita, Dom Odilo afirmou que é preciso educar as novas gerações para a sensibilidade diante das necessidades do próximo e deu um exemplo prático: “Por que não fazer pequenos gestos? Um cofrinho, por exemplo, em que a criança deposite moedas destinadas a um pobre, a uma família pobre. No fim da semana ou no fim do mês, que se pegue esse cofrinho, tire o que está dentro e ela mesma leve ao pobre. Isso a vai educando”, explicou, comentando, ainda, que ao longo da vida, é possível que a pessoa se aprofunde na prática da caridade e nos estudos sobre a Doutrina Social da Igreja.

A veneração dos santos

O Arcebispo também respondeu a uma questão sobre a veneração dos santos: “A nossa devoção aos santos é diferente daquilo que referimos a Deus. Deus nós adoramos; os santos nós veneramos, isto é, nós honramos, apreciamos o testemunho dos santos. Nós não os adoramos. Eles são membros da Igreja, nossos irmãos que mais deram certo, fizeram a coisa boa e nos encorajam a viver o Evangelho”.

A prática do ecumenismo

Dom Odilo também falou sobre ecumenismo, ao recordar que até o próximo domingo, 31, acontece a Semana de Oração pela Unidade Cristã. Ele ressaltou que, para se fazer o diálogo ecumênico, é preciso conhecer a própria fé, ter ciência dos pontos de dificuldade na fé da Igreja Católica em relação a outras Igrejas, a fim de que haja o diálogo em busca da unidade. Essa aproximação também pode se dar pelas práticas comuns de caridade, orações e a leitura da Palavra de Deus.

LEIA TAMBÉM

As boas narrativas inspiram, evangelizam e comunicam a fé

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

A genialidade da ‘Missa Solemnis’ de Beethoven, em seus 250 anos

A “Missa Solemnis” foi estreada em abril de 1824, em São Petersburgo, na Rússia, por iniciativa do príncipe Nikolai Borisovich Galitzine. Tem...

Dom Ângelo Mezzari é ordenado Bispo

Nomeado pelo Papa Francisco Bispo Auxiliar de São Paulo em 8 de julho, o Monsenhor Ângelo Ademir...

Em Aleppo, na Síria, 2 padres morrem devido à COVID-19

Sacerdotes estavam entre os cinco da Ordem Franciscana que ainda está na cidade e desenvolve ações caritativas à população, fortemente afetada pela...

Monsenhor Ângelo Mezzari se tornará um sucessor dos apóstolos

Na tarde deste sábado, 19, às 15h, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara,...

Em cada árvore, muitas vidas beneficiadas

Crescem em São Paulo as ações da população para o plantio de árvores. Prefeitura lançará Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) no...

Newsletter