Santuário São Francisco promove 31º Exposição Franciscana de Presépios

Amostra reúne 17 conjuntos feitos de materiais diversos e continua até 10 de janeiro

Pascom Santuário São Francisco

O Santuário São Francisco, na região central de São Paulo, acolhe a 31a edição da tradicional Exposição Franciscana de Presépios, que tem como objetivo evidenciar como Deus se manifesta de várias maneiras.

Distribuídos em diferentes locais da Igreja, os 17 conjuntos, feitos de materiais diversos, lembram essa grande tradição nascida no Natal de 1223, na cidade italiana de Greccio, quando São Francisco, cheio de amor pelo pequenino nascido pobre em Belém, quis encenar a vinda de Jesus ao mundo durante a celebração da noite do Natal.

A propósito, é com a cena de Greccio que a exposição se inicia, criando uma linha do tempo que leva até a primeira e singela representação do nascimento do Menino Jesus. Nesta cena, estão os irmãos franciscanos, todos contemplando o mistério da encarnação.

Depois, segue-se para o esplendor do Renascimento, lembrando como a tradição de montar presépios se espalhou pelos conventos e cortes a partir do século XVII até chegar os formatos regionais, artesanais e mesmo os produzidos em larga escala, pois o Deus Menino está em todo lugar com a forma e o rosto de diversas culturas. 

A Sagrada Família e os personagens que compõem a natividade ganham contornos africanos, europeus, brasileiros e latino-americanos. O presépio do altar-mor do Santuário conduz a solidariedade. O Deus Menino nasce no meio dos prédios e ocupações do centro da cidade, ao lado dos mais humildes, excluídos, invisíveis e necessitados.

Pascom Santuário São Francisco

O Santuário São Francisco está localizado no Largo São Francisco, 133, centro. A exposição termina em 10 de janeiro e pode ser vista de terça-feira a sábado, das 9h às 17h e domingo, das 8h às 14h.

É obrigatório o uso de máscara. Na entrada é realizada a aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel nas mãos. Os nichos com os presépios estão espalhados pela igreja para evitar aglomeração. Não é necessário marcar horário e a entrada é gratuita.

Como já é tradição, os franciscanos fazem o sorteio de um presépio entre os visitantes da exposição.

Faça uma visita virtual na 31º Exposição Franciscana de Presépios pelo link.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários