São João de Ávila: missionário e profundo conhecedor das Sagradas Escrituras

“Homem de  Deus,  unia  a oração  constante à atividade apostólica”, disse o Papa Bento XVI, sobre um dos mais influentes santos da Espanha do século XVI

Reprodução

São João de Ávila, um dos mais influentes santos da Espanha do século XVI, foi inscrito no Calendário Romano por meio de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, promulgado pelo Papa Francisco no início do mês e assinado pelo Cardeal Robert Sarah, até então Prefeito da Congregação, e por Dom Arturo Roche, Secretário. A memória litúrgica do Santo será celebrada em 10 de maio.

“Com efeito, a sabedoria que caracteriza estes homens e mulheres não lhes diz unicamente respeito, uma vez que se tornando discípulos da divina Sabedoria, tornaram-se, por sua vez, mestres de sabedoria para toda a comunidade eclesial. Nesta perspectiva, os santos e as santas ‘doutores’ são inscritos no Calendário Romano Geral”, consta no decreto pelo qual também foram inscritos nesse calendário São Gregório de Narek, Santa Hildegarda de Bingen e os irmãos Marta, Maria e Lázaro.

Sacerdote e Pregador

João de Ávila nasceu em 6 de janeiro de 1499, em Almodóvar del Campo, filho único de Alonso Ávila e de Catalina Gijón, pais cristãos e com uma elevada posição econômica e social. Com 14 anos, foi estudar Direito na Universidade de Salamanca, mas abandonou os estudos devido a uma experiência profunda de conversão.

Com o propósito de se tornar sacerdote, em 1520, foi estudar na Universidade de Alcalá de Henares. Em 1526, recebeu a ordenação presbiteral e celebrou a primeira missa na paróquia do seu povoado e, com o objetivo de partir como missionário para as Índias, decidiu distribuir a sua herança entre os mais necessitados.

Depois, foi para Sevilha para esperar o momento de embarcar, mas enquanto se preparava para viajar, dedicou-se a pregar na cidade e nas localidades. Ali, encontrou-se com o venerável Servo de Deus Fernando de Contreras, doutor em Alcalá e prestigioso catequista.

O Arcebispo conseguiu convencê-lo a ficar na Andaluzia e permanecer em Sevilha. Enquanto se dedicava à pregação e à direção espiritual, continuou os estudos de Teologia. Obteve o título de Mestre.

Escritor e Teólogo

Em 1531, por causa de uma pregação, foi aprisionado injustamente. No cárcere, começou a escrever a primeira versão da sua obra “Audi, filia”. Foi absolvido em 1533, continuou a pregar, mas preferiu se transferir para Córdoba, incardinando-se na diocese. Pouco depois, em 1536, chegou a Granada, ali permaneceu e continuou sua obra de evangelização.

João de Ávila foi um ilustre teólogo, também inventou e patenteou algumas obras de Engenharia. Especialmente preocupado pela educação, fundou vários colégios menores e maiores que, depois do Concílio de Trento, se transformariam em seminários conciliares. Criou, ainda, a Universidade de Baeza (Jaén), referência durante séculos para a formação qualificada de clérigos e seculares.

Depois de ter percorrido a Andaluzia e outras regiões do centro e do oeste da Espanha, já enfermo, em 1554, se retirou definitivamente numa casa simples em Montilla (Córdoba), onde exerceu o seu apostolado, elaborando algumas de suas obras. O Arcebispo de Granada quis levá-lo como assessor-teólogo para as duas últimas sessões do Concílio de Trento; dado que não podia viajar por falta de saúde, redigiu os Memoriales, que tiveram grande influência naquela reunião eclesial.

Doutor da Igreja

Vatican Media

João de Ávila foi contemporâneo, amigo e conselheiro de grandes santos, como Santo Ignácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas); Santa Teresa de Jesus e São Pedro de Alcântara. Atribui-se também a ele a conversão de São Francisco de Borja e São João de Deus. O Santo, que faleceu em Montilla, no dia 10 de maio de 1569, foi beatificado em 1894 e canonizado no dia 31 de maio de 1970.

O Papa Bento XVI proclamou o religioso  espanhol  como  “doutor  da Igreja” no dia 7 de outubro de 2012, em missa que precedeu o início da Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. A Igreja Católica atribui oficialmente o título de doutor da Igreja àquelas pessoas que têm uma autoridade teológica e doutrinal, em razão da certeza de seu pensamento, a santidade de suas vidas e a relevância de suas obras.

“Profundo conhecedor das Sagradas Escrituras, era dotado de um ardente espírito missionário. Soube adentrar, com uma profundidade particular, nos mistérios da Redenção operada por Cristo para a humanidade.  Homem de  Deus,  unia  a oração  constante à atividade apostólica. Dedicou-se à pregação e ao aumento da prática dos sacramentos, concentrando seus esforços para melhorar a formação dos futuros candidatos ao sacerdócio, dos religiosos, religiosas e dos leigos, em vista de uma fecunda reforma da Igreja”, disse Bento XVI sobre São João de Ávila, na ocasião.

(Com informações da Santa Sé)

*Texto produzido sob a supervisão de Daniel Gomes

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários