‘A missão da Igreja é realizada pelos amigos de Jesus’

Reprodução da internet

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a missa na manhã desta quinta-feira, 14, na capela se sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja recordou a festa litúrgica de São Matias, escolhido para completar o grupo dos 12 apóstolos.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a eleição de São Matias, narrada na primeira leitura (At 1,15-17.20-26). Ele chamou a atenção para o significado da sucessão dos apóstolos na Igreja, cuja missão hoje e desempenhada em todo o mundo pelos bispos.

“Nossa Igreja é apostólica, porque se mantém firme na fé e na pregação dos apóstolos”, destacou o Cardeal.

AMIZADE COM DEUS

No Evangelho (Jo 15,9-17), Jesus continua a dar suas últimas recomendações aos apóstolos, na última ceia, exortando a permaneceram no seus amor, assim como ele permanece no amor do Pai.

Depois de confiar aos apóstolos seu novo mandamento, “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”, o Senhor os chama de amigos.  O Arcebispo ressaltou que ser amigo de Jesus significa ter parte na sua vida e, por isso, continuarem sua missão no mundo e, como ele fez, dar a vida pelos irmãos.

“Nem sempre é fácil amar, pois significa dar a vida como Jesus fez … Todos os cristãos são convidados a isso, não apenas aqueles que se consagram a Deus, mas também no casamento, na família”, enfatizou Dom Odilo.

Por fim, o Cardeal Scherer acrescentou: “A missão da Igreja, a pregação do Evangelho, é realizada pelos amigos de Jesus, não pelos mercenários, mas, sim, por aqueles que o fazem por amor ao Senhor. Se queremos realizar com fruto a obra que Jesus entregou a Igreja, devemos cultivar essa amizade com Ele”.

ORAÇÃO PELO FIM DA PANDEMIA

Na conclusão da missa, Dom Odilo convidou todos a participarem do dia de jejum e oração proposto para esta quinta-feira pelo Alto Comitê para a Irmandade Humana, um grupo criado pelo Papa Francisco com o Grande Imã da Mesquista de Al-Azhar, do Cairo, no Egito, Ahmed Al-Tayeb, em fevereiro de 2019, voltado à construção de pontes entre todas as religiões em busca da paz universal.

LIVE DA CNBB

O Cardeal Scherer lembrou, ainda, que participará de uma conversa com os internautas promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta tarde, às 16h30. Na live, que será transmitida pelas mídias digitais da entidade, ele falará sobre o avanço da pandemia de COVID-19 em São Paulo e o trabalho da Igreja para ajudar as pessoas que mais sofrem.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários