Cardeal Scherer: ‘Que o Espírito Santo nos ajude no caminho do diálogo ecumênico’

Dom Odilo recordou a vivência da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que ocorre entre o Domingo da Ascensão do Senhor e de Pentecostes

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missa na manhã desta quarta-feira, 27, na capela de sua residência, transmitida pelo Facebook da Arquidiocese e pela rádio 9 de Julho.

Dom Odilo recordou a vivência da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que ocorre entre o Domingo da Ascensão do Senhor e de Pentecostes, na qual todos são convidados a rezar pelo ecumenismo, pois o próprio Jesus rezou pedindo para que os apóstolos permanecessem unidos após a sua partida.

“Muitas vezes, acontecem novas rupturas inclusive na Igreja, infelizmente continuam acontecendo ofensas recíprocas contra a unidade na Igreja e a unidade dos cristãos, mas como recorda o Papa, nós devemos continuar e, sobretudo, pedindo ao Espírito Santo, pois é ele quem costura a unidade rompida, para que se torne a unidade que Jesus desejou”.

DIÁLOGO ECUMÊNICO

O Cardeal, ainda recordando o Papa Francisco, disse que esse caminho é o indicado por Jesus e não deve ter volta, pois muitos passos já foram dados para o diálogo e a unidade dos cristãos, que depende de muita da oração, boa vontade e que cada um reconheça as suas posições e aceite colocar em discussão e reflexão aquilo que divide.

“Isso se começa com a oração, em praticar a caridade juntos, por exemplo. Nesta pandemia, temos uma grande ocasião de fazer trabalhos juntos na caridade sem discutirmos sobre aquilo que divide. Que o Espírito Santo nos ajude no caminho do diálogo ecumênico, para que possamos um dia ter novamente a unidade plena”, completou.  

UM SÓ CORAÇÃO

Dom Odilo recordou um trecho da oração da coleta desta quarta-feira da 7º semana da Páscoa: “O Deus de Misericórdia, concedei que vossa Igreja reunida no Espírito Santo, se consagre ao Vosso serviço num só coração e numa só alma”, e concluiu afirmando que é o Espírito Santo que une a Igreja e que não se deve fechar as portas para a ação desse mesmo Espírito.

“Queremos pedir a Deus pela unidade da Igreja e pelo diálogo dos cristãos, que tenham coragem e humildade de olhar um para o outro e que o diálogo fraterno comece por se compreenderem e se aceitarem, não necessariamente por aceitar a posição um do outro, mas só a partir dessa primeira aceitação, é possível caminhar na verdade para chegar-se à unidade do corpo de Cristo como Ele pediu”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários