Conselho Regional de Pastoral discute as ações da Igreja em meio à pandemia

Integrantes do Conselho de Pastoral da Região Belém reunidos com Dom Luiz Carlos Dias, no sábado, dia 22 (Texto e foto: Fernando Arthur)

Os membros do Conselho Regional de Pastoral da Região Episcopal Belém se reuniram, no sábado, 22, no Centro de Pastoral São José, para compartilhar experiências de atuação nestes tempos de pandemia. Participaram Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém; o Padre Marcelo Maróstica Quadro, Coordenador Regional de Pastoral; além dos padres coordenadores dos setores e leigos coordenadores de pastoral.

Inicialmente, o Bispo falou sobre as atuais dificuldades e adaptações das paróquias, comunidades e pastorais. Na sequência, os participantes fizeram a leitura e reflexão do documento “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, assinado por entidades representativas da sociedade brasileira, entre as quais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e destacaram as dificuldades especialmente vivenciadas pelas pessoas mais vulneráveis no atual contexto. Dom Luiz encerrou a reflexão deixando o convite para que os padres e coordenadores reflitam sobre esse documento nas paróquias e comunidades, assim como a respeito da situação política e da saúde no Brasil.

Posteriormente, o Padre Marcelo Maróstica apresentou aos participantes a ação arquidiocesana “Animando a Esperança”, que tem por objetivo dar visibilidade ao conjunto de atividades da Igreja Católica para apoio à população mais fragilizada na atualidade. Ele animou os coordenadores a formar os Pontos de Esperança, e incentivar que outras organizações e entidades colaborem com esta iniciativa.

Foi apresentado, também, o Projeto Solicitude, idealizado para auxiliar na construção de moradias permanentes em comunidades precárias. A iniciativa surgiu a partir de uma visita domiciliar realizada pela Associação Missionários da Redenção e os membros da Pastoral Social da Paróquia Jesus Ressuscitado, com a identificação de uma família que morava em condições precárias no Jardim Vila Bela, no extremo da zona Leste da cidade.

Em mutirão, o grupo se mobilizou para a construção de uma moradia, com a participação da comunidade local. Apoiados nessa experiência, foram intensificadas as visitas domiciliares para identificação e diagnóstico das necessidades sociais e econômicas de outras pessoas, durante as quais se constatou, também, que há muitas crianças em situação de vulnerabilidade, e, como resposta, o grupo decidiu criar o projeto “Redenção Kids”.

Também na reunião, a Pastoral da Comunicação (Pascom) apresentou um questionário que foi enviado a todas as paróquias e comunidades da Região, para levantar dados sobre as atividades desta Pastoral, diante da atual pandemia, e para verificar como as paróquias estão pensando no pós-pandemia, especialmente no que se refere às transmissões das celebrações pela internet.

Por fim, Dom Luiz agradeceu a todos o empenho e a participação na reunião, exortou-os a continuar com firmeza e fé os trabalhos pastorais, e a sempre levar a Palavra de Deus adiante, com entusiasmo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários