‘Deus não nos deixa cair no vazio da vaidade’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quinta-feira, 24, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo meditou sobre o trecho do Evangelho (Lc 9,7-9) que destaca a curiosidade de Herodes em conhecer Jesus, pois ele havia ouvido que o Senhor seria, na verdade, João Batista, que havia ressuscitado dos mortos.  

Herodes, que tinha mandado matar João Batista, indagou: “Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?”.

“‘Quem é Jesus para nós?’ Esta pergunta todos precisam responder para si não apenas de maneira intelectual, mas com vida”, destacou o Cardeal.

AMAR E SERVIR

Já a primeira leitura, (Ecl 1,2-11) apresenta um dos mais conhecidos ditos bíblicos de sabedoria: “Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade”.

Ao comentar esse trecho, o Arcebispo ressaltou que tudo é vaidade, menos uma coisa: “amar a Deus e servi-lo”.

Em seguida, Dom Odilo completou a reflexão destacando o que diz o Salmo (89): “Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós”.  “Em Deus, podemos nos refugiar, sabendo que não seremos desamparados, porque Ele não nos deixa cair no vazio da vaidade”, afirmou.

“Não busquemos encher nossas mãos de vaidades, procuremos, como diz São Paulo, usar de tal modo as coisas que passam como se não as possuíssemos”, completou o Cardeal, exortando todos a não se apegarem à vaidade da riqueza, do poder, da fama, das próprias realizações, nem mesmo da própria saúde, pois “tudo isso são coisas que passam e que somente têm sentido em Deus”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários