Monsenhor Ângelo Mezzari será ordenado Bispo, no dia 19

Nomeação do Sacerdote da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus foi feita pelo Papa Francisco em 08 de julho

Monsenhor Ângelo Ademir Mezzari em missa no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, da Diocese de Criciúma (SC), no domingo, 13. Crédito: Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

No próximo sábado, 19, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, na Diocese de Criciúma (SC), acontecerá a ordenação episcopal do Monsenhor Ângelo Ademir Mezzari, nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo em 8 de julho.

A celebração será presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que será o bispo ordenante, assim como Dom Jacinto Inácio Flach, Bispo da Diocese de Criciúma (SC), e Dom Rubens Sevilha, OCD, Bispo da Diocese de Bauru (SP).

BIOGRAFIA

Natural de Sanga do Engenho, município de Nova Veneza, hoje Forquilhinha (SC), Monsenhor Mezarri nasceu 2 de abril de 1957. É o primeiro dos sete filhos do casal Antonio Mezzari (já falecido) e Maria Etelvina Ronchi Mezzar.

Em fevereiro de 1969, Monsenhor Mezzari entrou no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma (SC), aonde completou Ensino Fundamental e Médio. Em 1976, realizou o serviço militar em Tubarão e Joinville (SC), por um ano. Em 1980, fez o noviciado canônico em Bauru, e emitiu a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1981, tendo professados os votos perpétuos na Congregação no dia 29 de janeiro de 1984, em Criciúma.

Possui licenciatura em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira e bacharelado em Teologia, pelo Instituto Teológico Pio XI, ambos na cidade de São Paulo.

Sua ordenação presbiteral aconteceu em 22 de dezembro de 1984, na sua terra natal. Posteriormente, obteve o bacharelado em Comunicação Social e Jornalismo na Universidade Federal do Paraná, e em 2003, concluiu o Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, com uma tese sobre “Revelação e Comunicação”.

ATUAÇÃO

Na Congregação Rogacionista, foi formador nos seminários de Filosofia e Teologia entre 1985 e 1998, trabalhando na pastoral vocacional, na assistência social, educação e comunicação. Foi, também, diretor e redator da Revista Rogate de Animação Vocacional e diretor presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e conselheiro da Província Rogacionista São Lucas (Brasil, Argentina e Paraguai) por três mandatos de 1989 a 1998, superior provincial por dois mandatos de 2002 a 2010, e superior geral por seis anos, em Roma entre 2010 e 2016.

Em âmbito da Igreja nacional, colaborou entre 1990 e 2010, especialmente na pastoral vocacional, sobretudo, junto à atual Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Contribui para a realização dos congressos vocacionais do Brasil. Ocupou, também, os cargos de Diretor Tesoureiro da União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC) entre 1983 e 1988, e como Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), em São Paulo, de 2000 a 2002.

LEIA TAMBÉM

Papa Francisco nomeia Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo.

‘Desejo ser um pastor conforme o coração de Cristo’

ELEIÇÃO EPISCOPAL

Em mensagem divulgada no dia de sua nomeação, Monsenhor Mezzari demonstrou-se surpreso com o novo chamado para servir a Igreja, agradecendo, especialmente, a Congregação Rogacionista. No mesmo texto, saudou o Cardeal Odilo Pero Scherer e os demais bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo.

O novo Bispo Auxiliar de São Paulo escolheu como lema episcopal: ‘Rogai ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe”.

“Na alegria que encheu o coração de Maria, maravilhada diante do anúncio do Anjo para ser a Mãe do Salvador, olhando para a humildade de sua serva, exprimo minha alegria e esperança, gratidão e confiança. Maria, Mãe de Deus e da Igreja, Nossa Senhora das Graças, me guarde e proteja. Rezem por mim e pela Igreja de São Paulo. Minha prece e benção”, proferiu o Monsenhor.

ORDENAÇÃO

A ordenação episcopal acontece no sábado, 19, às 15h, e será transmitida pela rádio 9 de Julho (AM 1600 kHz), pelo Facebook da Arquidiocese de São Paulo, TV Canção Nova (Canal aberto 59.1) e pela TV Evangelizar.

Monsenhor Mezzai tomará posse do ofício de Bispo Auxiliar de São Paulo no dia 4 de outubro, em missa na Catedral Sé, às 11h.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários