Paróquia São João Bosco desenvolve ações caritativas e formativas

Padre Claudio e Therezinha, gerente de serviço

Mesmo diante do atual momento de pandemia, a Paróquia São João Bosco, Setor Pastoral Leopoldina, tem mantido muitas atividades caritativas e de capacitação profissional, conforme detalhou o Padre Claudio Andrade Motta, Pároco, em conversa com a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Região Lapa.

A Pastoral Social (Bem-Aventurados) realiza todos os sábados o “Café das pessoas em situação de rua”. Já a Pastoral da Solidariedade e a Pastoral da Criança fazem a distribuição de cestas básicas todos os meses para as famílias da comunidade.

Os trabalhos sociais são realizados dentro do complexo da Paróquia. O Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco foi fundado em 5 de junho de 1988 e tem como ideal aplicar o Sistema Preventivo de Dom Bosco, baseado no tripé: razão, religião e bondade, na educação e evangelização de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, conforme explicou a gerente de serviço Therezinha de Souza.

O projeto que atende, em média, 460 crianças, adolescentes, jovens e adultos, é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Inspetoria Salesiana de São Paulo.

A gerente ressaltou que, além de uma equipe pedagógica qualificada, graças ao apoio da comunidade, o Centro Juvenil dispõe de salas de atividades, biblioteca, laboratórios, refeitórios, capela, quadras poliesportivas, entre outras instalações. Aos atendidos são oferecidos café da manhã, almoço e lanches.

Há três frentes de trabalho. Uma delas é o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), o projeto Vem-Crê-Ser, que atende 240 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, em um período complementar ao Ensino Fundamental, no qual eles participam de atividades de futsal, oficinas de artesanato, circo, música etc.

Outra frente é o Centro de Desenvolvimento Social Produtivo (Cedesp), que atende 150 adolescentes, jovens e adultos, de 15 a 59 anos, com cursos de formação de operador de computador, programador web, assistente administrativo e outros.

Por fim, há o programa Jovem Aprendiz, voltado ao encaminhamento para o mercado de trabalho. Ele atende 70 adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos. Interessados em conhecer mais os trabalhos podem entrar em contato com a Paróquia pelo telefone (11) 3022-5437.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários