Confira nossa versão impressa

Regional Sul 1 emite nota sobre condição dos grupos indígenas em São Paulo

Regional Sul 1 emite nota sobre condição dos grupos indígenas em São Paulo

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota, na terça-feira, 12, sobre a situação das comunidades indígenas do Estado de São Paulo, como os Grupos Guarani e Tupi, no Vale do Ribeira e, em especial, o Grupo indígena do Jaraguá, composto pelos Guaranis. Leia a íntegra a seguir:

NOTA SOBRE A CONDIÇÃO DOS GRUPOS INDÍGENAS DA CIDADE E DO ESTADO DE SÃO PAULO

“Tive fome e me destes de comer … Estive doente e me visitastes … Em verdade eu vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”. (Mt 25, 35.36.40).

O Regional Sul 1 da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil, que corresponde ao Estado de São Paulo, vem a público, por meio desta nota, alertar a Sua Excia. o Governador do Estado de São Paulo, João Dória, e a Sua Excia. o Prefeito da Cidade de São Paulo, Bruno Covas, sobre a situação das comunidades indígenas do Estado de São Paulo, como os Grupos Guarani e Tupi, no Vale do Ribeira e, em especial, o Grupo indígena do Jaraguá, composto pelos Guaranis.

O avanço descontrolado da pandemia do coronavírus (COVID-19) faz constatar que, no Grupo indígena do Jaraguá, até o início de maio, havia seis casos suspeitos, aguardando testes, e dois casos confirmados.

Devido a essa situação, solicitamos das autoridades públicas citadas atenção especial, rápida e emergencial em benefício dos grupos indígenas, proporcionando, a começar pela comunidade indígena do Jaraguá, a devida testagem de todos os seus habitantes e, dessa forma, preservar a vida desses grupos e seus cidadãos.

Nesse tempo difícil da pandemia, somos testemunhas do esforço dos Governos estadual e municipal no que se refere ao compromisso de implementar medidas em defesa da saúde e da vida dos cidadãos. Por isso mesmo, encorajamo-nos a fazer tal apelo, agradecendo a atenção dos respectivos mandatários e colocando-nos à disposição para auxiliar naquilo que estiver ao alcance da Igreja Católica.

Atenciosamente,

Dom Pedro Luiz Stringhini
Presidente

Dom Edmilson Amador Caetano
Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias
Secretário

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Mobilização propõe que escolas comunitárias e confessionais tenham pleno acesso ao Fundeb

Iniciativa tem o apoio do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo

Dom Carlos Lema: constituir uma escola comunitária permitirá às famílias dar uma educação de acordo com seus valores religiosos

Em entrevista ao O SÃO PAULO, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade fala sobre mobilização para que escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas possam ter pleno acesso aos recursos do Fundeb

Devemos recuperar a ‘centralidade do ser humano’, diz Cardeal

A crise humanitária provocada pela atual pandemia de COVID-19 é um convite a repensar prioridades e urge “recuperar a centralidade do ser...

Missa pelos 70 anos do movimento da Mãe Peregrina no Brasil

No sábado, 19, foi celebrada na Paróquia Imaculada Conceição a missa em ação de graças pelos 70...

4ª edição das “Jornadas de Teologia Pastoral” acontece na sexta-feira, 25

Evento on-line é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Newsletter