![Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem [1] Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem](https://cdn.osaopaulo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/seminario_redemptoris_mater03-1024x573.jpg)
Na última quarta-feira, 16, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo presidiu a missa pelos 10 anos do Seminário Missionário Arquidiocesano Internacional Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo, no Jaraguá, zona norte da capital.
A Eucaristia foi concelebrada por padres formadores, dentre os quais, o Reitor do Seminário, Padre José Francisco Vitta.
Os seminários missionários Redemptoris Mater foram idealizados por São João Paulo II na década de 1990 e estão presentes em vários países sob a orientação do Caminho Neocatecumenal, com o objetivo de formar padres diocesanos para as missões.
Embora tenha sido instituído canonicamente em 2011, o Redemptoris Mater de São Paulo foi aprovado em 15 de setembro de 2010, sendo segundo a ser instalado no Brasil, depois do fundado em Brasília (DF).
FORMAÇÃO
Os alunos desse seminário recebem a mesma formação teológica de outras casas de formação diocesanas, fazem um ano de pastoral nas paróquias como diáconos e dois anos na diocese como presbíteros, antes de serem enviados em missão pelo Bispo local. Esses sacerdotes também ficam à disposição da Igreja Particular para atuarem em realidades de urgência pastoral.
![Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem [2] Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem](https://cdn.osaopaulo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/seminario_redemptoris_mater01-1024x576.jpg)
Na homilia, o Arcebispo ressaltou que o serviço missionário não deve ser visto como um “departamento à parte” na vida da Igreja, do qual apenas alguns devem se ocupar, enquanto os demais não precisariam pensar em ser missionários. “Todo cristão é missionário a partir do Batismo, mesmo quando não parte para terras distantes, é missionário pela própria razão de ser cristão”, sublinhou.
Por essa razão, Dom Odilo ressaltou que também os seculares, isto é, aqueles que estão vinculados a uma diocese ou arquidiocese, sem pertencerem a uma congregação ou instituto de vida religiosa consagrada, devem desempenhar a dimensão missionaria e estarem disponíveis para ajudar a Igreja onde houver necessidade.
“Essa é a vocação do seminário Redemptoris Mater. Esta é a vocação de vocês que estão se preparando para serem padres diocesanos missionários na própria diocese ou para além dela, aonde a Igreja precisa, clama por ajuda missionária aonde existe necessidade”, exortou o Cardeal aos seminaristas.
Por fim, Dom Odilo renovou o desejo que deu origem a esse seminário: contribuir na formação de um clero missionário na grande metrópole, para que, no futuro, “possamos enviar muitos sacerdotes diocesanos para missões em outras partes do mundo”.
![Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem [3] Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem](https://cdn.osaopaulo.org.br/wp-content/uploads/2020/09/seminario_redemptoris_mater02.jpg)
CAMINHO NEOCATECUMENAL
“Há que fazer das comunidades cristãs como a Sagrada Família de Nazaré, que vivam em humildade, simplicidade e louvor. O outro é Cristo”. Essa foi a inspiração que pintor espanhol Francisco Gómez Argüello (Kiko) recebeu de Nossa Senhora para fundar, em 1964, o Caminho Neocatecumenal, nas favelas de da favela de Palomeras Altas, em Madri (Espanha), junto com a catequista Carmen Hernández.
Depois de uma crise existencial, Kiko descobriu no sofrimento dos inocentes o mistério de Cristo crucificado. Esta experiência o levou a abandonar tudo e, seguindo as pegadas do Beato Charles de Foucauld, foi viver entre os pobres.
Inspirados pelas renovações trazidas pelo Concílio Vaticano II, o Caminho consiste em o itinerário de formação católica para adultos que tem como objetivo redescobrir as riquezas do batismo. Por essa razão, possui esse nome, pois tem como inspiração o processo de preparação para o Batismo na Igreja primitiva, chamado de catecumenato.
PELO MUNDO
Atualmente, está presente em 134 nações dos cinco continentes, com mais de 21 mil comunidades em 6.270 paróquias. No Brasil, o Caminho Neocatecumenal iniciou-se na Diocese de Umuarama (PR) e hoje está presente em quase todos os estados.
Faz parte da natureza do Caminho Neocatecumenal a dimensão missionária, pois suas famílias são chamadas a implantar a Igreja onde ela ainda não existe. Por isso, o movimento conta com 1.668 famílias em missão, das quais 216 são missões “ad gentes” em cidades de que não são tradicionalmente cristãos como a China, Egito, Coreia do Sul e Japão. Hoje, existem no mundo 125 seminários Diocesanos Missionários Redemptoris Mater.
(Colaborou: Jenniffer Silva)