Confira nossa versão impressa

Seminaristas da Arquidiocese são admitidos como candidatos às ordens sacras

Seminaristas da Arquidiocese são admitidos como candidatos às ordens sacras
Cardeal Scherer preside rito de admissão de candidatos às ordens sacras (Foto: Luciney Martins)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu na noite desta sexta-feira, 14, a missa solene do 7º aniversário da dedicação da capela do Seminário de Teologia Bom Pastor, no Ipiranga. Na celebração, também aconteceu o rito de admissão de três seminaristas como candidatos às ordens sacras. No processo formativo para o sacerdócio, esse rito antecede a ordenação diaconal dos futuros padres.

Foram admitidos os seminaristas Álvaro Moreira Gonçalves , 26, Claudinês Venâncio da silva, 41, e Felipe Batista da Silva, 29.

Concelebraram a Eucaristia o Reitor do Seminário de Teologia, Padre Cícero Alves de França, o Vice-reitor, Padre Everton Fernandes de Moraes, e padres colaboradores. Participaram da missa os demais seminaristas da casa de formação. Os familiares e amigos dos candidatos acompanharam a Eucaristia pelas mídias digitais.

LEIA TAMBÉM:
‘Deus chama e a Igreja acolhe e confirma a vocação verdadeira’

OPERÁRIOS DA MESSE

Ao refletir sobre o significado dessa celebração, Dom Odilo ressaltou que ao darem esse novo passo rumo ao sacerdócio, os seminaristas atenderam ao  apelo do Senhor para que envie “operários para a sua messe”.

Seminaristas da Arquidiocese são admitidos como candidatos às ordens sacras
Dom Odilo e Padre Cïcero (centro) com os seminaristas Álvaro, Felipe e Claudinês (Fotos: Luciney Martins)

“Conhecendo, portanto, a solicitude do Senhor para com seu rebanho e considerando as necessidades da Igreja, eles se sentem preparados para responder generosamente ao Senhor que os chama, dizendo como o profeta: ‘Eis-me aqui, envia-me’, confiantes no próprio Senhor no qual depositam a esperança de serem fiéis à sua vocação”, afirmou o Arcebispo.

O Cardeal Scherer destacou, ainda, que o chamado do Senhor é reconhecido e comprovado pelos mesmo sinais que na vida cotidiana manifestam a vontade de Deus às pessoas sensatas. “O Senhor conduz e assiste com sua graça aqueles que escolhe para participar do sacerdócio hierárquico de Cristo, enquanto os confia aos nossos cuidados, para que, ao reconhecermos sua idoneidade, possamos chama-los como candidatos comprovados e consagrá-los ao serviço de Deus e da Igreja pelo especial dom do Espírito Santo”, acrescentou.

CULTIVAR O CHAMADO

O Arcebispo recordou os seminaristas que, pelo sacramento da Ordem, eles serão encarregados de continuar no mundo a missão salvadora desempenhada por Cristo. “Associados oportunamente ao nosso ministério, servirão à Igreja e edificarão pela Palavra e pelos sacramentos as comunidades cristãs a que forem enviados”, sublinhou.

Por fim, Dom Odilo reforçou que, ao serem oficialmente admitidos como candidatos às ordens sacras, eles devem cultivar mais intensamente sua vocação com a ajuda dos meios oferecidos pela comunidade eclesial.

Seminaristas da Arquidiocese são admitidos como candidatos às ordens sacras
Missa do 7º aniversário de dedicação da capela do Seminário de Teologia Bom Pastor (Foto: Luciney Martins)

SERVIDORES DA CASA DE DEUS

Ao se referir à comemoração do aniversário da dedicação da capela do seminário, o Cardeal refletiu sobre o significado das igrejas e locais de culto, que não simplesmente “salas de oração”, mas lugares onde se manifesta a presença de Deus, que recordam à humanidade que: “Ele está no meio de nós”.

Por essa razão, os templos são consagrados e dedicados a Deus como reconhecimento de seu significado sagrado como lugares do encontro com Deus.

Aos futuros padres, o Arcebispo recomendou que se preparem para serem “servidores da casa de Deus, fiéis administradores daqueles que são o templo vivo de Deus, a Igreja”.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Dom Odilo: A Igreja Católica é apostólica, está assentada no testemunho dos Apóstolos

Afirmou o Arcebispo de São Paulo na mais recente edição programa ‘Diálogos de Fé’

Dom Magnus Henrique, Bispo de Salgueiro (PE), está recuperado da Covid-19

O Bispo da Diocese de Salgueiro (PE), Dom Magnus Henrique Lopes, está recuperado da Covid-19. O prelado...

Como ler a Bíblia?

Muitos católicos têm contato com os textos da Bíblia apenas durante as celebrações da Missa. A Igreja Católica indica a seus fiéis...

Farmácia Vaticana investe em tecnologia para o atendimento da população

Inaugurada 1894, local esteve em reforma desde 2017 e foi reinaugurado no início do mês de agosto

Congregação para a Doutrina da Fé condena todas as formas de eutanásia e de suicídio assistido

“Samaritanus bonus”, a carta da Congregação para a Doutrina da Fé aprovada pelo Papa, reitera a condenação a todas as formas de...

Newsletter