Semana Nacional de Trânsito foca a preservação de vidas

A meta é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos

Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, começa nesta sexta-feira, 18, e vai até o dia 25, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Durante este período, ações em todo o País serão realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.

O foco é chamar a atenção sobre os perigos e outros riscos à saúde do cidadão. A realização da SNT 2020 coincide com o fim da década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano no mundo.

PRESERVAÇÃO DE VIDAS

Em 2020, a campanha brasileira terá ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Como os acidentes constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

“Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito.

NÚMEROS AINDA SÃO ALTOS

Segundo o Ministério da Saúde, os números preliminares de mortes por acidentes de trânsito no Brasil em 2019 mostraram que 30.371 pessoas morreram em decorrência do trânsito brasileiro. O número é 7,5% menor que o registrado em 2018. Essa tendência de queda vem se mostrando contínua e estável. Em 2017, foram 35.374 mortes, 7,7% a mais que em 2018, mas os números ainda são muito altos.

Conforme os dados do Ministério da Saúde, os motociclistas foram os que mais perderam a vida nas vias e rodovias do Brasil. Foram 10.674 mortos nessa condição. Em seguida, estão os ocupantes de automóveis (6.640) e os pedestres (5.199). A faixa etária mais vulnerável, está entre 20 e 29 anos.

SITUAÇÃO EM SÃO PAULO

Neste ano, o Governo de São Paulo, por meio do programa Respeito à Vida, ligado ao Detran-SP, mobiliza dez secretarias para promover ações de conscientização e fiscalização. O objetivo é incentivar o comportamento responsável e cidadão para evitar acidentes que, a cada ano, provocam a perda de mais de 5 mil vidas em todo Estado. 

Apesar das constantes reduções nos índices apontadas pelo Infosiga SP, sistema de dados que publica mensalmente estatísticas de acidentes e fatalidades, as ocorrências de trânsito ainda matam duas vezes mais do que os homicídios e são a principal causa externa de morte no estado. Na comparação entre 2015 – início da série histórica do Infosiga SP – e 2019, a redução foi de 16%.

No último ano, houve 1.029 mortes a menos do que registrado em 2015. Além disso, mesmo com um terço da frota e um terço dos condutores habilitados do Brasil, São Paulo tem a segunda menor taxa de óbitos por 100 mil habitantes (12,2 óbitos), enquanto a média nacional é de 15,7 mortes por 100 mil habitantes. 

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

Por causa das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, este ano a Semana Nacional de Trânsito ocorrerá em formato digital e será denominada “O Detran na sua vida”. A iniciativa traz também o tema das campanhas educativas para este ano. A Programação completa da SNT 2020 por todo o país está disponível no site.

(Com informações de Agência Brasil, Detran-SP e Ministério da Saúde)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários