Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de fundação

(Foto: Seminário Redemptoris Mater)

No sábado, 20, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo presidiu a missa pelos 10 anos de ereção canônica do Seminário Missionário Arquidiocesano Internacional Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo, no Jaraguá, zona Noroeste da capital paulista.

A Eucaristia foi concelebrada do Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga e responsável por acompanhar os seminários e a Pastoral Vocacional. Também concelebraram padres formadores, dentre os quais, o Reitor do Seminário, Padre José Francisco Vitta.

O Seminário

Os seminários missionários Redemptoris Mater foram idealizados por São João Paulo II na década de 1990 e estão presentes em vários países sob a orientação do Caminho Neocatecumenal, com o objetivo de formar padres diocesanos para as missões. A unidade em São Paulo foi a segunda casa de formação desse gênero instalada no Brasil, depois do fundado em Brasília (DF). Ao todo, existem 125 seminários Redemptoris Mater no mundo.

Os alunos desse seminário são vocacionados provenientes de comunidades do Caminho Neocatecumenal e recebem a mesma formação teológica de outras casas de formação diocesanas. Em seguida, realizam um ano de pastoral nas paróquias como diáconos e dois anos na diocese como presbíteros, antes de serem enviados em missão, sobretudo para os lugares onde seu movimento de origem está presente.

Atualmente, o seminário possui 13 seminaristas que residem na casa, cinco em experiência missionária fora de São Paulo, dois presbíteros já ordenados e dois diáconos que se preparam para receberem a ordenação sacerdotal no fim deste ano.

Como a casa de Nazaré

Na homilia, Dom Odilo enfatizou a característica missionária desse seminário e pediu a Deus que faça frutificar abundantemente as vocações para atender às necessidades missionárias da Igreja em outras partes do mundo, de modo particular na Europa, de onde o Brasil recebeu tantos sacerdotes no passado e, agora, necessita de operários para a missão evangelizadora.

Referindo-se a São José, cuja solenidade foi celebrada no dia anterior, 19, o Cardeal afirmou que o primeiro seminário foi a casa de Nazaré, onde Jesus Cristo, eterno Sacerdote. “O seminário tem a grande vocação e missão de ser como a casa de Nazaré, família, comunidade, onde Deus está e estão aqueles que serão os ministros de Cristo Sacerdote”, enfatizou.

“Na celebração dos 10 anos do Seminário Redemptoris Mater, queremos renovar as disposições e as intenções iniciais da sua fundação e aprofundar a nossa disposição em corresponder com os desígnios de Deus, a exemplo de Nossa Senhora e de São José”, concluiu Dom Odilo.

Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem
Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo, no Jaraguá

Caminho Neocatecumenal

Fundado em 1964, pelos leigos Francisco Gómez Argüello (Kiko) e Carmen Hernández, na Espanha, o Caminho consiste no itinerário de formação católica para adultos cujo objetivo é redescobrir as riquezas do Batismo, tendo como inspiração o catecumenato, processo de preparação para a Iniciação Cristã na Igreja primitiva.

Faz parte da natureza do Caminho Neocatecumenal a dimensão missionária e suas famílias são chamadas a implantar a Igreja onde ela ainda não existe. Por isso, o movimento conta com famílias em missão em países como a China, Egito, Coreia do Sul e Japão.  

Fiel ao mandato missionário de Jesus

No início da missa, Padre José Francisco Vitta leu o texto do decreto do Cardeal Scherer que instituía o novo seminário. No documento, Dom Odilo recordou que a Arquidiocese foi confiada ao patrocínio do Apóstolo São Paulo,  “missionário e doutor dos povos” e recebeu o anúncio do Evangelho por meio dos missionários e migrantes vindos de muitas partes do mundo. Por essa razão, o Arcebispo entende que “também é seu dever e sua graça partilhar os dons da fé, não apenas aqui, mas também em outras partes do Brasil e do mundo”.

“Diante dos vastos horizontes da missão, a Arquidiocese de São Paulo quer unir esforços aos de toda a Igreja na promoção da Nova Evangelização. Ao mesmo tempo, atenta aos vários horizontes da missão ad gentes, sente-se convocada a alargar sempre mais a ação missionária para além de suas próprias fronteiras e a colaborar com a missão universal da Igreja, quer preparando e enviando missionários, quer assumindo iniciativas de solidariedade espiritual e material de apoio às obras missionárias da Igreja”, continua o decreto, ao justificar a decisão de instituir um seminário missionário na Igreja em São Paulo.

Leia a íntegra do decreto:

DECRETO
DO SEMINÁRIO MISSIONÁRIO ARQUIDIOCESANO INTERNACIONAL
REDEMPTORIS MATER “SÃO PAULO APÓSTOLO” DE SÃO PAULO

A Arquidiocese de São Paulo, confiada ao patrocínio do apóstolo São Paulo, missionário e doutor dos povos, grata a Deus por ter recebido o Evangelho de Jesus Cristo através de missionários e migrantes vindos para cá de muitas partes do mundo, entende que também é seu dever e sua graça partilhar os dons da fé, não apenas aqui, mas também em outras partes do Brasil e do mundo, fiel ao mandato de Jesus aos apóstolos: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (…), ensinai-lhes a observar tudo o que você tenho ordenado” (cf. Mt 28,19-20).

Diante dos vastos horizontes da missão, a Arquidiocese de São Paulo quer unir esforços aos de toda a Igreja na promoção da Nova Evangelização, conforme recomenda o Magistério da Igreja em várias ocasiões, a partir do Concílio Vaticano II, como a Conferência de Santo Domingo, na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Ecclesia in América, na Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte e na Conferência de Aparecida.

Para alcançar este objetivo, Arquidiocese de São Paulo é chamada a realizar, antes de tudo, a sua própria conversão pastoral e missionária através do renovado encontro com Deus, por Jesus Cristo, mediante o dom do Espírito Santo, para tornar-se mais e melhor uma comunidade de discípulos missionários de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, atenta aos vários horizontes da missão ad gentes, sente-se convocada a alargar sempre mais a ação missionária para além de suas próprias fronteiras e a colaborar com a missão universal da Igreja, quer preparando e enviando missionários, quer assumindo iniciativas de solidariedade espiritual e material de apoio às obras missionárias da Igreja.

Considerando que a igreja conta hoje com a experiência já consolidada dos Seminários Redemptoris Mater, ligados ao Caminho Neocatecumenal, para a formação de um clero secular missionário, e desejando incentivar e promover também a nossa Arquidiocese a formação de sacerdotes seculares com o carisma da missão ad gentes, após ter consultado o Conselho de Bispos Auxiliares da Arquidiocese e o Conselho Arquidiocesano de Presbíteros, tendo obtido o seu voto favorável, após atenta consideração e oração ao Espírito Santo, resolvemos:

1. Erigir o Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de São Paulo, com personalidade jurídica própria (cf. cân 238 §1), colocando-o sob o especial patrocínio do apóstolo São Paulo, de São João Bosco e de são Raimundo de Penyafort; 2. Estabelecer que o Seminário tenha um Estatuto e Regra de Vida próprios, em vista da consecução de seus objetivos; 3. Colocar o Seminário sob a autoridade do Arcebispo de São Paulo e confiar a responsabilidade de sua condução a Sacerdotes por ele nomeados, após indicação os Responsáveis Internacionais do Caminho Neocatecumenal; 4. Determinar que o Seminário seja regido pelas prescrições canônicas pertinentes (cf. cân. 234 a 264), e ainda de acordo com a Ratio Fundamentalis Sacerdotalis, da Congregação para a Educação Católica, e as diretrizes gerais para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (Documentos da CNBB n. 93); 5. Recomendar ao apoio generoso dos fiéis desta Arquidiocese a edificação e a sustentação do Seminário.

São Paulo, na solenidade litúrgica da Conversão do Apóstolo São Paulo, Patrono desta Arquidiocese e do novo Seminário, 25 de janeiro de 2011.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários