TVPUC-SP inicia série sobre Economia de Francisco

Três primeiros programas versarão sobre ‘O chamado que nos faz o Papa Francisco para uma nova economia’. Começo será em 27 de abril, com veiculação quinzenal

Divulgação

A TVPUC e o Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, em seu programa “Pátio da Cruz”, iniciarão um ciclo de entrevistas sobre a “Economia de Francisco” (EoF). Essa iniciativa, ainda que claramente inspirada no testemunho e num convite do Papa Francisco, remete a São Francisco de Assis e sua mensagem de amor aos pobres, aos vulneráveis e a toda a natureza. Conclama os jovens a repensarem a economia em bases mais humanas e busca um diálogo amplo entre os católicos e todos aqueles que buscam, de coração sincero, a construção do bem comum. Seu primeiro encontro presencial, em Assis, no ano de 2020, não ocorreu por causa da pandemia, mas a proposta cresceu como um grande movimento internacional, que vem acontecendo sobretudo nas redes sociais.

É uma proposta lançada, principalmente, a jovens inquietos ou que desejam se inquietar – como testemunha Claudia de Andrade Silva, mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, atuando junto aos movimentos de luta por moradia e à Pastoral do Povo da Rua: “Possuo uma inquietude por uma sociedade mais humana e confio que esse movimento caminha no sentido da transformação social – difícil, mas possível e necessária. Entendo a Economia de Francisco como o despertar de uma nova esperança, não pela certeza do achado, mas por mover-me na busca. Busca que não é possível sem a esperança, já que é indispensável para o vislumbre do amanhã”.

Klaus da Silva Raupp, professor de Teologia e de Ética de Negócios, doutorando pelo Boston College, nos Estados Unidos, também participante da EoF, explica: “Quero crer que a Economia de Francisco seja uma oportunidade real, tanto globalmente quanto nas mais diferentes regiões, para, tal como claramente chamou a atenção o Papa Francisco na mensagem aos jovens no encerramento da primeira edição (virtual) do evento, refletirmos sobre as disfunções do atual modo econômico de produção (é uma economia que mata!), imaginarmos caminhos para uma nova economia (‘re-almada’, como ele disse na carta original aos jovens) a partir do humanismo, da ecologia e do desenvolvimento integrais”.

Para outro participante, Alan Faria Andrade, mestre e doutorando em Direito pela PUC-SP, “o chamado do Papa Francisco aos jovens, ecoa em meu coração como apelo de Deus para implementar um mundo melhor na concretude da nossa realidade! Certamente, não iremos criar a mudança imediata, mas contribuiremos com o processo de mudança da atual economia para uma outra, que gera vida, humaniza, inclui e respeita o meio ambiente”.

Para o coordenador do Núcleo Fé e Cultura, o professor Francisco Borba Ribeiro Neto, “existe uma inquietação e um desejo de mudança tanto nos jovens quanto no Papa Francisco. Cabe a todos nós, como Universidade e como comunidade católica, apoiá-los nessa caminhada. Cada geração tem seus desafios, acertos e erros. Não podemos nos omitir diante de uma juventude que busca um mundo melhor”.

Os programas da TVPUC-SP partem de uma série de artigos publicados no portal do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Os entrevistados serão, em sua maioria, jovens autores desses artigos. Também já está programada uma entrevista com o economista e acadêmico italiano Luigino Bruni, diretor científico do Comitê Organizador da EoF, em nível mundial.

As entrevistas, abertas a perguntas e comentários do público, irão ao ar quinzenalmente às terças-feiras, às 16h, pelos canais da TVPUC-SP no Youtube e no Facebook. Depois, ficarão disponíveis nessas plataformas digitais.

Os três primeiros programas versarão sobre “O chamado que nos faz o Papa Francisco para uma nova economia”:

· A economia em ruínas (27/abril)

· O chamado do Papa Francisco (11/maio)

· A reconstrução da economia a partir da Economia de Francisco (25/maio)

Fonte: Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários