Confira nossa versão impressa

Vaticano oferece espaço para acampamento de verão

POR JOÃO FOUTO

Para além dos esportes, as crianças podem aprender valores como amizade e generosidade.

Vaticano oferece espaço para acampamento de verão
(Crédito: Vatican Media)

Pela primeira vez na história, os amplos espaços do Vaticano estão sendo usados para receber um acampamento de verão para os filhos de seus empregados. O evento se chama “Verão no Vaticano” e cerca de 125 crianças estão participando.

“De manhã, as crianças participam principalmente de atividades atléticas, depois podem brincar nas piscinas. Eles também podem jogar basquete, vôlei, tênis e outros esportes de equipe. À tarde, após o almoço, eles têm tempo livre na sala Paulo VI. Lá podem jogar qualquer coisa, de pingue-pongue a futebol, e podem escolher o que querem jogar”, disse o Padre Franco Fontana, coordenador do “Verão no Vaticano”.

Enquanto isso, uma equipe com mais de 20 pessoas supervisiona o acampamento para garantir que as crianças possam se divertir e, ao mesmo tempo, respeitar as medidas de segurança impostas por conta do coronavírus.

“Apesar das restrições, as crianças estão muito tranquilas. Elas usam as máscaras e limpam suas mãos antes e após suas refeições. As crianças com menos de 6 anos não devem usar máscaras, mas aquelas com mais de 6, sim. Apesar disso, podemos ver que elas estão calmas, sorrindo e se divertindo”, disse Marco Maiozzi, um dos supervisores do acampamento.

Desde que o acampamento iniciou, muitos estão se perguntando se poderão ver o Papa. “Acho normal que as crianças queiram ver o Papa. Se o Papa quiser vir, ele está em casa. Se quiser aparecer a qualquer hora, será bem vindo. Acho que seria mais fácil na Sala Paulo VI, porque é do lado de onde ele mora”, acrescentou o Padre Fontana.

O tema do acampamento é “a vida de um campeão”. Para além dos esportes, as crianças podem aprender valores como amizade e generosidade.

PRÁTICA COMUM NA ITÁLIA

É comum na Itália que as paróquias ofereçam programações em seus oratórios e acampamentos para as crianças durante o verão.

O oratório é um lugar que conta com espaços para diferentes jogos e brincadeiras, espaços para estudo e uma capela. Durante o verão, os pais interessados – muitos dos quais estão empenhados com o trabalho – deixam suas crianças para que passem o dia no oratório. Lá elas são supervisionadas por responsáveis, entre eles jovens ativos nas paróquias.

Há atividades educativas, tempo reservado para a lição de casa – as crianças italianas costumam receber lição de casa para as férias – e momentos de formação cristã e oração. Os acampamentos são viagens em que as crianças passam dias fora de casa, por exemplo nas montanhas próximas da paróquia. Algumas paróquias têm uma casa própria na montanha, onde organizam o evento.

Quando são bem organizadas e contam com a orientação e presença de um sacerdote, essas atividades se tornam uma boa oportunidade de evangelização. Delas participam paroquianos, mas por vezes também filhos de pais não praticantes ou sem fé.

Com a crise do coronavírus, essas atividades foram bastante prejudicadas. Muitos acampamentos foram cancelados e os oratórios estão tendo que adaptar-se às novas medidas de segurança.

(Com informações de Rome Reports)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre os 13 novos eleitores, os arcebispos de Washington (EUA) e Santiago do Chile

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Santa Catarina de Sena: Doutora da Igreja e poeta

Nesta segunda-feira, O SÃO PAULO da sequência a série especial, que rememora santos da Igreja reconhecidos, também,...

Poupatempo amplia horário de funcionamento para realizar provas teóricas do Detran.SP

Serviço será oferecido nas unidades de Itaquera, Santo Amaro e Sé; ação se estende durante todo o mês de novembro

Newsletter