Confira nossa versão impressa

Novo apelo por um ‘cessar-fogo’ durante a pandemia

Novo apelo por um ‘cessar-fogo’ durante a pandemia
Vatican Media

Um clamor para que a paz e a segurança possam reinar no mundo e para que os povos possam se unir no combate à pandemia de COVID-19. O Papa Francisco renovou esse apelo no domingo, 5, após a oração do Angelus, pedindo um “cessar-fogo” global.

Ele elogiou a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), aprovada no fim de junho, que predispõe medidas para enfrentar a pandemia. “É louvável o pedido de um cessar-fogo global e imediato, que permitiria a paz e a segurança indispensáveis para fornecer a assistência humanitária tão urgentemente necessária”, afirmou o Pontífice.

“Desejo que essa decisão seja colocada em prática efetiva e tempestivamente para o bem de tantas pessoas que estão sofrendo. Possa essa resolução do Conselho de Segurança [da ONU] tornar-se um primeiro passo corajoso para um futuro de paz”, concluiu. O Papa já havia apoiado essa iniciativa em outras ocasiões.

CESSAR-FOGO GLOBAL

O chamado “cessar-fogo” é uma suspensão de conflitos armados entre duas ou mais partes. Historicamente, não seria a primeira vez que isso aconteceria numa pandemia. Durante a epidemia da peste negra, no século XIV, nações europeias interromperam confrontos que já duravam décadas como, por exemplo, a Guerra dos 100 Anos entre França e Inglaterra.

No caso atual, 170 países assinaram a resolução em 24 de junho, pedindo um cessar-fogo global. A iniciativa foi formalmente apresentada pela Malásia, mas a proposta já havia sido lançada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, em março deste ano, quando a COVID-19 se espalhou pelo mundo.

O texto aprovado diz que o objetivo é “concentrar os esforços para salvar vidas e aliviar a devastação econômica e social de nossos povos”. Os países signatários, incluindo o Brasil, entre membros do Conselho de Segurança e observadores, unir-se-ão em esforços diplomáticos para que a resolução tenha efeito concreto.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

SP amplia programa Poupatempo de 75 para 340 unidades e investe em serviços digitais

 Estado aumentará cobertura de atendimento e levará serviços para todos os municípios; retomada nos postos ocorre dia 19

Famílias transformam a quarentena em oportunidade de conversão

“Fique em casa!” é uma das expressões mais ouvidas nos últimos cinco meses, desde quando começaram as...

Semana Nacional da Família destaca a missão da ‘Igreja doméstica’

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15) é o tema da Semana Nacional da Família,...

Papa pede o fim de armas nucleares e reza por vítimas de tragédia no Líbano

Duas mensagens de solidariedade marcaram a oração do Angelus do Papa Francisco, no domingo, 9. A primeira delas, a recordação do aniversário...

Papa batiza irmãs siameses separadas em hospital do Vaticano

As meninas, agora com 2 anos, provêm da República Centro Africana, As irmãs siamesas...

Newsletter